TJPE nega recurso do PRD e mantém Joãozinho Tenório na liderança da bancada na Alepe

Ana Luiza Melo | Publicado em 02/09/2025, às 14h32 - Atualizado às 15h04

A governadora Raquel Lyra e o deputado estadual Joãozinho Tenório. - Foto: Reprodução da internet
COMPARTILHE:

A disputa pela liderança do PRD na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) ganhou mais um capítulo nesta terça-feira (2). O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) indeferiu o pedido da Executiva Estadual do partido, que tentava emplacar o deputado Júnior Matuto como líder da bancada, e manteve Joãozinho Tenório no posto.

A decisão foi assinada pelo desembargador Fábio Eugênio Dantas de Oliveira Lima, relator do processo na 1ª Câmara Cível. O magistrado rejeitou o pedido de efeito suspensivo feito pelo PRD-PE, que buscava derrubar liminar concedida em primeira instância ao deputado Joãozinho Tenório.

“A ausência de convocação regular de membro nato do colegiado para reunião que trataria de matéria de seu interesse direto configura violação frontal ao devido processo legal partidário”, afirmou o desembargador na decisão, destacando ainda que a Executiva estadual não comprovou impasse real entre os parlamentares para justificar a intervenção.

Na prática, o TJPE entendeu que a Executiva do PRD só poderia intervir se houvesse desacordo efetivo entre os deputados da sigla. O simples fato de a bancada ter dois integrantes não caracteriza automaticamente empate. Além disso, Joãozinho, na condição de líder em exercício, era membro nato da Executiva estadual, mas não foi convocado para a reunião que indicou Júnior Matuto.

O desembargador também destacou que "não houve respeito às regras de publicidade previstas no estatuto do partido, como publicação de edital e notificação formal dos membros, e que não havia urgência que justificasse descumprir essas garantias". Com a decisão, Joãozinho Tenório segue no comando da bancada do PRD na Alepe, reforçando sua posição na Casa. 

Ainda na tarde desta segunda-feira (01), a deputada governista, Debora Almeida, também teve uma conquista na Justiça, como o site Jamildo.com noticiou. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decidiu revogar a liminar que favorecia Diogo Moraes (PSB, recém-filiado ao PSDB) e manter Débora Almeida (PSDB) como líder da bancada do partido na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A decisão, assinada pelo desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, trata do agravo de instrumento movido pelo diretório estadual do PSDB contra Débora Almeida.

Linha do tempo das reviravoltas 

PSDB

MDB

PRD

alepe TJPE júnior matuto Joãozinho Tenório

Leia também

Na Comissão de Justiça, João Paulo chama Feitosa de "bolsonarista eleitoral" e é rebatido "petista eleitoral"


Alepe aprova repasse de R$ 125 milhões do FEEF para os municípios em 2026


Comissão da Alepe aprova novos pedidos de empréstimos do governo Raquel Lyra