Pesquisa Senado em Pernambuco: suposta "dupla dos sonhos" de Lula tem vantagem, mas cenário acirra; confira

Cynara Maíra | Publicado em 23/09/2025, às 09h02 - Atualizado às 09h50

Disputa pelo Senado Federal mobiliza Pernambuco - Senado Federal
COMPARTILHE:

Uma nova pesquisa para a disputa ao Senado em Pernambuco, divulgada nesta terça-feira (23), aponta o senador Humberto Costa (PT) e o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos) nas primeiras posições. Os dois nomes formam a suposta "dupla dos sonhos" do presidente Lula (PT) para 2026.

O levantamento do instituto Real Time Big Data mostra, no entanto, um cenário acirrado e com números próximos entre os principais cotados. A pesquisa não incluiu o nome da ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade), que liderou outros levantamentos recentes sobre o tema.

Para auxiliar na compreensão, o Jamildo.com preparou um infográfico interativo sobre os cenários da disputa: 

Pesquisa Real Time Big Data para Senado em Pernambuco

No principal cenário testado, o senador Humberto Costa lidera com 22% das intenções de voto. Silvio Costa Filho o segue com 17%. Logo após está o ex-prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira (PL), com 15%. Considerando a margem de erro, Silvio e Anderson estão em empate técnico.

O senador Fernando Dueire (MDB) aparece com 9%, e a deputada estadual Jô Cavalcanti (PSOL) tem 4%. Os votos brancos e nulos somam 17%, enquanto 16% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

O instituto testou um segundo e terceiro cenário, no qual Dueire sai e testa-se o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil). De partidos federados, apenas um deles deve sair em 2026. 

No cenário com Miguel Coelho, o presidente do UB em Pernambuco fica na segunda posição, apenas atrás numericamente de Humberto.

Veja os cenários: 

Cenário 1, com Fernando Dueire

Cenário 2, com Eduardo da Fonte

Cenário 3, com Miguel Coelho

Sobre a pesquisa Real Time Big Data

A pesquisa entrevistou 1.200 pessoas em Pernambuco entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Pesquisas ao Senado mostram cenário acirrado para 2026

O resultado da Real Time Big Data contrasta com outros levantamentos divulgados ao longo de 2025, que mostravam diferentes configurações e a liderança de Marília Arraes.

Uma pesquisa do Instituto Conecta, de agosto, por exemplo, colocava a ex-deputada com 28%, seguida por Humberto Costa e Anderson Ferreira, ambos com 9%.

A disputa interna na chapa que deve ser encabeçada pelo prefeito João Campos (PSB) deve ser a principal competição até 2026. Como a manutenção de Humberto Costa no Senado é tratada como prioridade pelo PT e pelo presidente Lula e seria natural o endosso à reeleição do senador, a segunda vaga é o ponto de tensão entre aliados

Segundo disse ao PodJá- O Podcast do Jamildo, Silvio Costa Filho confia no apoio direto de Lula, que teria pedido para que o ministro disputasse o Senado em aliança com  Humberto Costa. Já Marília Arraes, que disputou o governo em 2022, tem forte recall e busca se aproximar do grupo do prefeito do Recife.

Apesar da citação na disputa ao Governo de Pernambuco, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) também briga com Anderson Ferreira pelo posto.

Outro impasse ocorre na federação do União Brasil e Progressistas. Miguel Coelho (União) busca uma vaga na chapa de João Campos, enquanto Eduardo da Fonte (PP), que preside a federação no estado, é alinhado à governadora Raquel Lyra (PSD).

Lula Silvio Costa Filho Eduardo da Fonte Miguel Coelho Fernando Dueire pesquisa humberto costa Marília Arraes Anderson Ferreira Senado jô cavalcanti eleição 2026

Leia também

Nova pesquisa mantém vantagem de João Campos contra Raquel Lyra na eleição de 2026; veja números


TJPE suspende prorrogação de prazo e mantém composição original da CPI da Publicidade


Exclusivo: Sindmetro/PE e Fenametro protocolam pedidos de informação e cobram transparência em concessão do Metrô do Recife