Assim como Silvio Costa Filho, Marília Arraes também participou de evento de posse de Carlos Veras como presidente do PT em Pernambuco
por Cynara Maíra
Publicado em 25/08/2025, às 09h07 - Atualizado às 10h03
A ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) esteve na posse do deputado Carlos Veras na presidência estadual do PT, no Recife, no último fim de semana.
A ação de Marília é lida como um movimento de aproximação com a sigla, em um momento em que o partido já coloca como prioridade a manutenção do senador Humberto Costa na chapa majoritária que deve ser formada em torno do prefeito João Campos (PSB) em 2026.
Marília busca espaço na mesma disputa em que também estão o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos) e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil). A condição apresentada por Veras, no entanto, é clara: o PT não abre mão de Humberto Costa no Senado.
No evento de posse, Marília afirmou que “o presidente Lula precisa, mais do que nunca, da unidade das forças progressistas” e disse que a prioridade deve ser o que une as legendas. Ela ressaltou ainda que o objetivo é garantir condições políticas para a continuidade do projeto nacional liderado pelo presidente.
A relação de Marília com o PT se desgastou em 2022, quando deixou a legenda após divergências sobre a estratégia eleitoral.
O partido defendia a candidatura da ex-deputada ao Senado, como forma de preservar a aliança com o PSB, mas ela optou por disputar o Governo de Pernambuco pelo Solidariedade. O episódio ocorreu dois anos depois da derrota para João Campos no segundo turno da eleição para a Prefeitura do Recife.
Internamente, Humberto já havia se colocado contra a candidatura de Marília ao Executivo municipal em 2020, em defesa do acordo nacional com o PSB. No governo estadual, a ruptura com o PT dificultou a construção de apoio no segundo turno contra Raquel Lyra (PSD).
Apesar disso, Marília seguiu ao lado de Lula durante a campanha presidencial. Em outubro de 2022, o então candidato subiu ao palanque em Pernambuco ao lado dela e de João Campos. Ao PodJá, Marília afirmou que Lula foi um dos agentes responsáveis pela reconciliação com o primo e o PSB.
Confira o episódio completo do PodJá- O podcast do Jamildo, com Marília Arraes: