Silvio Costa Filho quer dobradinha com Humberto Costa na chapa de João Campos

No PodJá e na posse de Carlos Veras na presidência do PT-PE, Silvio Costa Filho indica desejo de ir com Humberto Costa na chapa de João Campos ao Senado

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 25/08/2025, às 07h45 - Atualizado às 08h39

Silvio Costa Filho no evento de posse de Carlos Veras - Wesley D'Almeida
Silvio Costa Filho no evento de posse de Carlos Veras - Wesley D'Almeida

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), defendeu, neste fim de semana, a formação de uma chapa ao Governo de Pernambuco em 2026 que reúna o prefeito do Recife, João Campos (PSB) como candidato majorirário, além do senador Humberto Costa (PT) e ele próprio como candidatos ao Senado.

A fala ocorre em meio às movimentações do PT, que já condiciona o apoio à candidatura de Campos à reeleição de Humberto.

Em entrevista ao PodJá – o podcast do Jamildo, Silvio disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem estimulado sua candidatura ao Senado e destacou que, além de Humberto, ele próprio deve integrar o grupo que vai ao lado de Campos.

“O presidente Lula precisa de senadores da sua confiança. Nós estaremos ao lado do futuro governador de Pernambuco, João Campos, e naturalmente do senador Humberto Costa, que também é uma prioridade do presidente”, afirmou.

O ministro também citou a baixa lembrança de seu nome nas pesquisas, atribuindo a diferença aos adversários que já disputaram cargos majoritários, como Miguel Coelho (União Brasil) e Marília Arraes (Solidariedade). “Eu nunca disputei uma eleição majoritária. Hoje, 68% dos pernambucanos não me conhecem. Mas, dos que conhecem, sete em cada dez dizem que poderiam votar com a gente. Eu vou trabalhar para furar essa bolha”, disse.

Confira o Podcast completo: 

Após a entrevista, Silvio participou da posse do deputado Carlos Veras na presidência do PT em Pernambuco, num gesto de aproximação com o partido.

O evento reuniu ainda nomes como o ex-ministro José Dirceu e o senador Humberto Costa. 

Carlos Veras reafirmou que o apoio do PT em Pernambuco dependerá do alinhamento ao projeto nacional de Lula. “A reeleição de Lula é a prioridade do partido. Apenas receberá apoio o palanque que declarar voto nele”, disse. Segundo Veras, a prioridade estadual da sigla será garantir o mandato de Humberto.

A movimentação ocorre num cenário em que João Campos disputa com a governadora Raquel Lyra (PSD) a exclusividade do apoio de Lula no estado.

O prefeito tem feito gestos frequentes de aproximação com o PT, como na visita de Lula ao Recife no último dia 14, quando afirmou que estaria ao lado do presidente “em qualquer agenda no estado.

Além de Silvio e Humberto, também pleiteiam vaga ao Senado na chapa de João Campos a deputada federal Marília Arraes e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho.

Campos, que ainda não anunciou oficialmente sua candidatura ao Governo de Pernambuco, deve definir o desenho da chapa até 2026, quando terá de equilibrar a pressão do PT por manter Humberto e o espaço para os demais aliados.