Após pressão para não remover o 20º BPM de São Lourenço, Governo de PE investe R$ 62 milhões no município

O investimento é voltado para a criação de uma sede da Academia Integrada de Defesa Social. O objetivo é impulsionar a formação de policiais no estado

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 12/05/2025, às 12h51 - Atualizado às 13h42

A obra deve durar 18 meses a partir da ordem de serviço - Miva Filho/Secom
A obra deve durar 18 meses a partir da ordem de serviço - Miva Filho/Secom

O Governo de Pernambuco anunciou o investimento de mais de R$ 62 milhões no município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O montante será direcionado para a criação da sede de uma Academia Integrada de Defesa Social (Acides), com capacidade de 3 mil usuários. 

O anúncio veio após pressão de diversos deputados estaduais contra o plano do governo do Estado de transferir o 20º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Pernambuco de São Lourenço da Mata para Camaragibe, ambos na RMR. 

Agora, São Lourenço continuará com o 20º BPM e ainda receberá a nova Acides. A ação tem como objetivo aprimorar a formação e capacitação das forças de segurança de PE e, de acordo com a governadora Raquel Lyra (PSD), "impulsionar a formação, capacitação e aprimoramento dos nossos homens e mulheres que compõem as forças de segurança do nosso Estado".

"É mais um passo do programa Juntos pela Segurança que agora fortalece a cobertura na Região Metropolitana do Recife. Nosso governo tem fortalecido a estrutura das polícias Civil, Militar e Científica e do Corpo de Bombeiros para dar aos profissionais os equipamentos e condições necessários para que eles possam realizar o trabalho da melhor forma”, explicou ela. 

A Acides tem previsão de ser entregue em 18 meses (a partir da ordem de serviço) e será voltada para coordenar e supervisionar as atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação e capacitação dos servidores das polícias Civil, Militar e Científica, além do Corpo de Bombeiros.

A iniciativa faz parte do programa Juntos Pela Segurança e também busca favorecer Camaragibe, onde será instalada uma nova sede do 20º BPM.