No primeiro dia de aulas das redes municipais da RMR, chuvas já geram alertas da APAC e de prefeituras. Veja situação
por Cynara Maíra
Publicado em 05/02/2025, às 06h52 - Atualizado às 08h00
Marcado como primeiro dia das aulas nas redes municipais de ensino nas principais cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), o volta às aulas pode ser prejudicado pelas chuvas que atingem a região.
Atualização 09h: As Prefeituras de Camaragibe e Paulista cancelaram as aulas por conta das chuvas, Recife e Olinda ainda não se pronunciaram. A PCR já elevou a situação para estado de alerta, o nível laranja,
Ainda na terça-feira (04), a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) anunciou que as pancadas de chuva que já ocorriam na terça iriam continuar em todas as regiões de Pernambuco na quarta-feira (05).
Segundo a APAC, o motivo seria um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) unido ao pulso da Zona de Convergência Intertropical (Zcit). A previsão é de que as chuvas ocorram ao longo de toda quarta.
Apesar de não estar entre as cidades com maiores acumulados na últimas 24 horas, o Centro de Operações do Recife (COP) emitiu às 6 horas da manhã o alerta amarelo, que indica estágio de atenção na cidade. Essa modalidade aponta que alguns grupos tiveram suas rotinas impactadas pelas chuvas.
A previsão na cidade é de que haja o pico da maré às 09h16, o que deve prejudicar alagamentos em algumas regiões do Recife.
Mesmo assim, a Prefeitura não cancelou o início das aulas, que começam nesta quarta.
Ainda na terça, a Prefeitura de Paulista, Olinda e Camaragibe também declararam estágio de atenção/alerta pelas fortes chuvas, mas também não houve alterações no calendário de aulas.
A cidade de Camaragibe parece ser a mais afetada pelo temporal. Confira as regiões de monitoramento da APAC com maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas foram:
Em meio a essas chuvas de verão, os prefeitos de Paulista, Recife e Olinda têm participado de articulações com a Defesa Civil e Centros de Operação locais para tentar conter maiores danos.
às 6h50, a CTTU notificou os seguintes pontos de alagamento no Recife:
Ainda sobre a volta às aulas, está previsto para esta quarta, às 09 horas que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), inaugurasse uma creche e complexo educacional na Mangabeira. Até o momento não houve cancelamentos do evento ou das atividades escolares em nenhuma das cidades.
Leia também
@blogdojamildo