Vereadores criticam segurança pública em Pernambuco após confrontos entre torcidas organizadas

Vereadores criticam gestão da segurança pública em Pernambuco e pedem intervenção federal após confrontos entre torcidas organizadas

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 04/02/2025, às 16h40

Vereadores repercutem acontecimentos do último fim de semana - Foto: Câmara do Recife
Vereadores repercutem acontecimentos do último fim de semana - Foto: Câmara do Recife

A segurança pública em Pernambuco voltou ao centro do debate na Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (3), após os confrontos entre torcidas organizadas do Sport e do Santa Cruz no último sábado (1º). Os vereadores Hélio Guabiraba (PSB) e Carlos Muniz (PSB) fizeram duras críticas à gestão da segurança no estado e cobraram providências das autoridades.

Durante a sessão, Hélio Guabiraba defendeu que o Governo do Estado solicite uma intervenção federal na segurança pública, citando como exemplo a ação implementada no Rio de Janeiro em 2018. Para o parlamentar, Pernambuco vive um cenário de descontrole absoluto.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

"A governadora não consegue conter 500 torcedores fora do estádio brigando, imagina o que podemos esperar do Carnaval. Se Raquel Lyra não consegue dar segurança ao povo pernambucano, que ela tenha a coragem e a hombridade de pedir ajuda ao Governo Federal”, afirmou.

O pronunciamento de Guabiraba aconteceu após o governo estadual determinar a proibição da presença de torcidas organizadas nos próximos cinco jogos dos clubes envolvidos nos tumultos. No entanto, a medida foi revogada pela Justiça, permitindo a entrada dos torcedores nos estádios. Para o vereador, essa decisão reforça a falta de controle da gestão estadual sobre a segurança pública.

Já o vereador Carlos Muniz protocolou três requerimentos direcionados à Secretaria de Defesa Social (SDS), à Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), cobrando a identificação e punição dos responsáveis pelos atos de violência.

“O rigor máximo da lei precisa ser aplicado nesta situação, não é possível que vejamos a escalada da violência em dias de jogos e todos passem impunes. Recife e Pernambuco não podem ser notícia negativa no mundo todo. Precisamos agir para que não volte mais a ocorrer essas ações de vândalos”, enfatizou.

Muniz também destacou a necessidade de celeridade nas investigações. Segundo ele, as forças de segurança têm recursos suficientes para identificar os envolvidos e garantir punições.

“As forças de segurança dispõem de informações e mecanismos para intensificar as investigações. No último sábado a cidade ficou sitiada por criminosos, os moradores não conseguiram sair de suas casas por medo de sofrer algum tipo de agressão, os vândalos precisam ir para a cadeia”, concluiu.

@blogdojamildo