Federação Brasil da Esperança formaliza adesão ao 'blocão' governista da Alepe, ampliando número de parlamentares para 18
por Yan Lucca
Publicado em 04/02/2025, às 15h46
Os deputados estaduais da Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PV e PCdoB, formalizaram sua adesão ao “blocão” governista da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O grupo, que já contava com PSDB, PRD, União Brasil e Solidariedade, agora passa a ter 18 parlamentares.
O acordo foi fechado na manhã desta terça-feira (4), e o deputado João Paulo (PT), líder da bancada da Federação na Alepe, encaminhou a oficialização da nova configuração do bloco à Mesa Diretora.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Até janeiro, o "blocão" também contava com a participação do Progressistas (PP) e do MDB, mas as duas legendas decidiram deixar o grupo.
O PP, que possui oito deputados, saiu em uma movimentação estratégica para ampliar sua presença nas comissões legislativas. A justificativa oficial foi a de fortalecer o governo Raquel Lyra nessas composições. Agora, os progressistas devem formar um novo bloco com o Republicanos, partido que, apesar de integrar a Frente Popular, tem mantido uma postura alinhada ao Palácio do Campo das Princesas.
Já o MDB optou por manter-se independente na Alepe, segundo Jarbas Filho, único integrante do partido no legislativo.
Outra movimentação esta semana foi a saída do deputado Izaias Régis (PSDB), que agora passa a comandar a bancada do partido na Casa, sucedendo a deputada Débora Almeida (PSDB), da liderança do governo.
Com a mudança, a deputada Socorro Pimentel (União) foi escolhida para liderar a bancada do governo Raquel Lyra (PSDB).
“Minha prioridade será fortalecer a articulação entre o Executivo e o Legislativo, buscando sempre a harmonia nas discussões e a implementação de políticas públicas que promovam o bem-estar e o desenvolvimento do nosso Estado. Agradeço à governadora Raquel Lyra pela confiança”, disse a deputada.
Leia também
@blogdojamildo