Alessandro Carvalho afirma que clubes devem "cortar vínculo" com torcidas organizadas

Conforme o secretário de Segurança Pública de Pernambuco, diferentes de clubes mantém vínculo e até financiam ações das torcidas organizadas

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 04/02/2025, às 13h21

Alessandro Carvalho é secretário de segurança de Pernambuco - Foto: Reprodução / YouTube
Alessandro Carvalho é secretário de segurança de Pernambuco - Foto: Reprodução / YouTube

Na segunda-feira (3), durante coletiva de imprensa na sede da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, o secretário da pasta, Alessandro Carvalho, falou das medidas adotadas pelo governo para tentar coibir episódios semelhantes aos acontecidos no último fim de semana.

Segundo o secretário, a decisão de ter portões fechados para os próximos cinco jogos de Santa Cruz e Sport visa priorizar a segurança geral do município. “Temos o direito de 30 mil pessoas de ir para o estádio, e mais de 3 milhões de habitantes da Região Metropolitana do Recife (RMR) de ter segurança. Uma decisão tem que ser tomada. Quem tem um direito maior: 30 mil de ir para o estádio ou 3 milhões para ter segurança?", questionou.

Entre as informações e falas feitas durante a coletiva, Carvalho afirmou que existem vínculos entre os clubes e as chamadas "torcidas organizadas" dos principais times pernambucanos (Inferno Coral, Jovem e Fanáutico).

De acordo com Alessandro Carvalho, alguns dirigentes dos clubes ajudam as "torcidas" financiando passagens, ingressos, entre outras ações. “Tem diretor de clube que financia, dá passagem de ônibus, ingresso para entrar, confraterniza com pessoas que foram presas. Não é só pensar na parte financeira do futebol. Eles tem que participar junto com a FPF na situação para agir”, afirmou,

O secretário não hesitou para chamar de "facção" os grupos reunidos nas "torcidas organizadas".

“Entendo que a organizada é uma facção montada para arregimentar para entrar num confronto contra outro grupo. Quem compra camisa dela que tem esse histórico, de violência e confronto, seja com outra facção ou torcedor normal com a camisa do outro clube, pode ser vítima. A gente trabalha com a lei, com o que ela permite. Estamos construindo soluções. Tivemos uma reunião de emergência, teremos uma outra com clubes e federação, e teremos medidas negociadas ou imposta”, disse.

Ações do governo

Outras medidas tomadas pelo Estado para coibir a violência nos estádios são: 

  • Implementação do ingresso digital

    • Pessoal e intransferível
    • Cadastro obrigatório no ato da compra
  • Cadastro de reconhecimento facial

    • Foto do rosto vinculada ao ingresso
  • Biometria facial nas catracas

    • Aplicação em todos os acessos aos estádios
    • Controle rigoroso de entrada nos jogos

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Álvaro Porto pede suspensão dos jogos durante o período de carnaval

Mais cedo o Blog do Jamildo registrou que o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, solicitou à Federação Pernambucana de Futebol a suspensão e remarcação das partidas previstas para acontecerem durante o período das festas carnavalescas. Confira mais detalhes na matéria clicando aqui.

@blogdojamildo