Raquel Lyra vira jogo? Plataforma critica indiretamente PSB e coloca Raquel como heroína

Jogo lançado coloca pomba dourada, símbolo do PSB, como inimigo da personagem Raquel, que precisa captar ouro, que seria investimentos para Pernambuco

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 12/05/2025, às 10h07 - Atualizado às 13h34

Jogo coloca "Raquel" para conseguir investimentos para Pernambuco e fugir de "pomba dourada do partido amarelo" - Reprodução
Jogo coloca "Raquel" para conseguir investimentos para Pernambuco e fugir de "pomba dourada do partido amarelo" - Reprodução

A governadora Raquel Lyra (PSD) aparentemente também virou personagem de jogo online.

Foi lançado nesta semana um game chamado “Raquel: Missão Pernambuco”, disponível em um site e funcional tanto em desktop quanto mobile.

Como o produto não tem contato oficial com a governadora, o nome da heroína é apenas “Raquel”, que utiliza uma farda da Polícia com a bandeira de Pernambuco no formato do mapa do estado.

A caracterização da personagem faz relação ao passado da governadora, já que antes de entrar diretamente para política, Raquel Lyra foi delegada da Polícia Federal e depois Procuradora-Geral do Estado.

Com um tom político, o objetivo do jogo de corrida infinita, segundo a própria plataforma, é “desviar da Pomba Dourada do Partido Amarelo”, em referência ao PSB, que tem como cores principais o amarelo e o vermelho e uma pomba como símbolo.

Caso “Raquel” bata na pomba dourada, o jogo encerra. Veja o jogo: 

Como uma crítica ao PSB, o jogo cita o “partido amarelo” como “símbolo do atraso e da enrolação política”.

Além de fugir da pomba dourada, a Raquel do game precisa pegar estrelas de ouro, que segundo a plataforma representam investimentos para Pernambuco.

O material está disponível no site de um desenvolvedor, perito forense computacional chamado Marco Raposo.

Além da pista no endereço eletrônico do jogo, não há grandes informações sobre a autoria e produção do produto favorável para governadora.

O Jamildo.com procurou Marco Raposo, que comentou sobre a escolha de fazer o game. "Tenho observado um 'peso' diferente na mídia em Pernambuco quando se trata de Raquel Lyra e João Campos, então pensei em criar algo, no tom de brincadeira", explicou o profissional. 

Marco já produziu uma plataforma de combate a pirataria e um material de combate ao abuso sexual infantil chamado "Me Deixe ser Criança". 

O painel inicial que leva ao endereço do jogo é chamado de Vamos Viver Melhor Games e contém três jogos. Porém, apenas o “Raquel: Missão Pernambuco” está disponível para clique no momento.

Print de tela escrito "Jogue alguns de nossos jogos" e "orgulhosamente 100% pernambucanos", há 3 quadros: Raquel Missão Pernambuco, com uma mulher usando uma arma e farda da Polícia com o símbolo de pernambuco no colete, tuba recife, com um tubarão e carro
Painel que aparece o jogo tem apenas essas informações - Reprodução