Ministério da Saúde libera repasse atrasado do Farmácia Popular referente a março

Farmácias credenciadas relatam que o valor referente às vendas de março ainda não foi pago pelo Ministério da Saúde

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 10/05/2025, às 15h02

Farmácia Popular - Elza Fiuza/ Agência Brasil
Farmácia Popular - Elza Fiuza/ Agência Brasil

O Ministério da Saúde iniciou com atraso o pagamento referente às vendas do Programa Farmácia Popular feitas no mês de março. O repasse, que deveria ter sido efetuado até o início de maio, seguia sem data definida até este sábado, 10 de maio, segundo comunicado enviado aos estabelecimentos credenciados. O atraso atinge farmácias de todo o país.

O repasse referente às vendas de março do Programa Farmácia Popular ainda não foi efetuado pelo Ministério da Saúde em sua totalidade, tendo o prazo para conclusão até a segunda-feira, 12 de maio. A informação do atraso constava em comunicado oficial enviado às farmácias credenciadas, que afirma que o pagamento “está em tramitação junto ao Fundo Nacional de Saúde”. Apesar do início dos repasses, a nota informava que “não há como estabelecer datas para o recebimento”.

De acrodo com farmacêuticos ouvidos pela reportagem do Jamildo.com, o atraso aconteceu após a troca de ministros e associam a esse motivo o atraso, quando Alexandre Padilha assumiu no lugar de Nísia Trindade. A troca aconteceu em 10 de março.

Alexandre Padilha em Pernambuco

O ministro Alexandre Padilha inaugurou o Hospital da Mulher do Agreste em Caruaru ao lado da governadora Raquel Lyra (PSD), na sexta-feira (9).

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da parceria entre os governos e os avanços para a saúde da mulher. “Começamos a mudar a história da saúde da mulher no interior de Pernambuco, nessa parceria do governo federal com o Governo do Estado. É motivo de muita felicidade não só abrir a maternidade, mas observar o cuidado, a dignidade, a humanização e os equipamentos”, disse.