Ministro da Saúde Alexandre Padilha acompanha Raquel Lyra em inauguração do Hospital da Mulher do Agreste
por Cynara Maíra
Publicado em 09/05/2025, às 08h54 - Atualizado às 10h04
A governadora Raquel Lyra (PSD) e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inauguram na manhã desta sexta-feira (9), o Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru.
A unidade, com 190 leitos e capacidade para realizar mais de 700 partos por mês, é a primeira maternidade entregue dentro do plano estadual de ampliação da assistência materno-infantil e atenderá 32 municípios da região. O equipamento passará a funcionar para o público na próxima segunda-feira (13).
Com início da construção em 2013, ainda no governo Eduardo Campos, as obras foram paralisadas e só retomaram em 2022, ao fim da gestão Paulo Câmara.
Desde o início de sua administração, Raquel Lyra destinou R$ 59,7 milhões para a conclusão da estrutura.
Um dos principais pontos para importância do equipamento é a contribuição do projeto para descentralizar serviços ginecológicos e obstétricos no Agreste.
A política também citou algumas das críticas da oposição, que relatam que a maioria das obras entregues da governadora não vinheram de sua gestão.
Sobre isso, a política criticou a demora da conclusão do projeto e afirmou que o hospital “poderia ter salvado muitas vidas”.
A unidade será dirigida por Bárbara Florêncio, ex-secretária de Saúde de Caruaru e ex-secretária executiva da Secretaria Estadual de Saúde.
Próxima à governadora desde o início da gestão, ela vinha atuando como assessora especial do gabinete de Raquel em Caruaru.
Durante a agenda no interior, o ministro Alexandre Padilha também participará da inauguração da Casa de Parto Humanizado de Serra Talhada, no Sertão, prevista para às 13h30.
À tarde, já no Recife, Padilha cumpre programação no Hospital do Câncer de Pernambuco, onde inaugura um novo acelerador linear, tecnologia voltada ao tratamento oncológico.
Também na capital, estão previstas visitas ao Real Hospital Português e ao Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares (Procape).