Raquel Lyra e Padilha inauguram Hospital da Mulher do Agreste e entregam outras demandas para Saúde de Pernambuco

Ministro da Saúde Alexandre Padilha acompanha Raquel Lyra em inauguração do Hospital da Mulher do Agreste

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 09/05/2025, às 08h54 - Atualizado às 10h04

Raquel Lyra e Alexandre Padilha estarão em Caruaru nesta sexta (09) para inaugurar Hospital da Mulher do Agreste - Janaína Pepeu/Secom
Raquel Lyra e Alexandre Padilha estarão em Caruaru nesta sexta (09) para inaugurar Hospital da Mulher do Agreste - Janaína Pepeu/Secom

A governadora Raquel Lyra (PSD) e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inauguram na manhã desta sexta-feira (9), o Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru.

A unidade, com 190 leitos e capacidade para realizar mais de 700 partos por mês, é a primeira maternidade entregue dentro do plano estadual de ampliação da assistência materno-infantil e atenderá 32 municípios da região. O equipamento passará a funcionar para o público na próxima segunda-feira (13).

Com início da construção em 2013, ainda no governo Eduardo Campos, as obras foram paralisadas e só retomaram em 2022, ao fim da gestão Paulo Câmara.

Desde o início de sua administração, Raquel Lyra destinou R$ 59,7 milhões para a conclusão da estrutura.

Um dos principais pontos para importância do equipamento é a contribuição do projeto para descentralizar serviços ginecológicos e obstétricos no Agreste.

A política também citou algumas das críticas da oposição, que relatam que a maioria das obras entregues da governadora não vinheram de sua gestão.

Sobre isso, a política criticou a demora da conclusão do projeto e afirmou que o hospital “poderia ter salvado muitas vidas”.

A unidade será dirigida por Bárbara Florêncio, ex-secretária de Saúde de Caruaru e ex-secretária executiva da Secretaria Estadual de Saúde.

Próxima à governadora desde o início da gestão, ela vinha atuando como assessora especial do gabinete de Raquel em Caruaru.

Agenda de Alexandre Padilha em Pernambuco

Durante a agenda no interior, o ministro Alexandre Padilha também participará da inauguração da Casa de Parto Humanizado de Serra Talhada, no Sertão, prevista para às 13h30.

À tarde, já no Recife, Padilha cumpre programação no Hospital do Câncer de Pernambuco, onde inaugura um novo acelerador linear, tecnologia voltada ao tratamento oncológico.

Também na capital, estão previstas visitas ao Real Hospital Português e ao Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares (Procape).