Reações no Brasil à escolha do novo papa: esperança e renovação

O anúncio do pontífice Leão XIV repercutiu amplamente entre políticos do Brasil e de Pernambuco, que expressaram expectativas e desejos para o novo papa.

Ana Luiza Melo

por Ana Luiza Melo

Publicado em 08/05/2025, às 21h43 - Atualizado às 22h36

Papa Leão XIV, Robert Prevost, em primeiro pronunciamento - Foto: REUTERS/Yara Nardi
Papa Leão XIV, Robert Prevost, em primeiro pronunciamento - Foto: REUTERS/Yara Nardi

Nesta quinta-feira (08), o anúncio do novo Papa foi feito no Vaticano, em Roma, 17 dias após o falecimento do Papa Francisco. O novo pontífice é o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, que escolheu o nome Leão XIV.

Ele é o primeiro norte-americano a ser escolhido pela Igreja Católica e era muito próximo do Papa Francisco.

Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, o Papa Leão XIV tem um discurso moderador, distante da fama conservadora do seu País natal. O sucessor de Francisco tem 69 anos e será o 267º pontíficie da Igreja Católica.

O anúncio repercutiu amplamente entre líderes políticos do Brasil e de Pernambuco, que expressaram expectativas e desejos para o novo papado. Veja algumas das principais reações. 

Luís Inácio Lula da Silva - Presidente do Brasil

"Quero cumprimentar o cardeal norte-americano Robert Prevost, escolhido hoje para comandar o destino da Igreja Católica, com o nome de Leão XIV.

Desejo que ele dê continuidade ao legado do Papa Francisco, que teve como principais virtudes a busca incessante pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e todas as religiões, e o respeito à diversidade dos seres humanos.

Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo. Que o Papa Leão XIV nos abençoe e nos inspire na busca permanente pela construção de um mundo melhor e mais justo."

Fernando Haddad - Vice-presidente do Brasil

"Que o novo Papa, Leão XIV, atue para um mundo onde a paz, o amor, a compreensão, a solidariedade e a justiça social sejam preceitos voltados à prática transformadora da sociedade."

Raquel Lyra - Governadora de Pernambuco

"Que Deus o abençoe, Papa Leão XIV. Recebemos com muita fé e esperança esse novo tempo para a Igreja Católica. Que seja um caminhada de paz, solidariedade e amor. Como o senhor bem disse, precisamos sempre construir pontes, buscar o diálogo e a paz."

Priscila Krause - Vice-governadora de Pernambuco

“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”, Mt 16,15-18. Com muita alegria, esperança e fé que hoje fiéis católicos do mundo todo, assim como eu, celebramos a escolha do novo Santo Padre, americano Robert Prevost, o nosso papa Leão XIV.

Em tempos desafiadores, oremos para que a sua voz seja farol de paz, unidade e compaixão para todos os povos e que o Espírito Santo e Nossa Senhora ilumine sua missão de comandar a Igreja neste novo tempo. Como filho de Santo Agostinho, que seu papado seja marcado pela máxima do “amar sem medida”, como nos ensina esse santo católico. Viva o novo Papa! "

João Campos - Prefeito do Recife

"Um grande momento para os católicos de todo o mundo. Temos um novo papa! Quero parabenizar o novo Papa Robert Prevost, que adotará o nome de Leão XIV, pela sua escolha no Conclave.

Um novo líder espiritual que vai encaminhar a Igreja e mais de um bilhão de fiéis. Que seu pontificado acolha os mais humildes, reflita a amor de Cristo e ajude a trazer mais paz para o mundo." 

Alvaro Porto - Deputado Estadual e Presidente da Alepe

"O mundo presenciou um momento histórico com a escolha do novo Papa Leão XIV. Que sua jornada seja de construção de pontes, como bem disse em seu discurso, e que ajude a trazer esperança, sabedoria e paz para toda a humanidade."

Diogo Moraes - Deputado Estadual (PE)

"Com imensa alegria e esperança, celebramos a eleição do novo Papa, Robert Prevost, nomeado como Papa Leão XIV, escolhido hoje para guiar a Igreja com sabedoria, humildade e fé.

Que o Espírito Santo o ilumine em sua missão de promover a paz, a justiça e o amor entre todos os povos. Que seu pontificado seja abençoado, frutífero e inspirador para toda a humanidade. Unidos em oração, acolhemos nosso novo pastor com corações abertos e confiantes."

Leão XIV e sua surpreendente ascensão ao papado

Antes de sua eleição, Leão XIV construiu uma trajetória marcante na Igreja Católica, especialmente na América Latina. Durante os anos 80, atuou como missionário no Peru, onde desenvolveu fluência em espanhol e um profundo entendimento da realidade latino-americana.

Prevost foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 2023 e ocupou cargos importantes no Vaticano, incluindo o posto de prefeito do Dicastério para os Bispos, responsável pela nomeação de bispos ao redor do mundo.

De acordo com religiosos e integrantes da Igreja Católica, sua rápida ascensão ao papado surpreendeu muitos, mas sua experiência em governança eclesiástica e sua capacidade de unir diferentes culturas foram fatores decisivos para sua eleição.

Linha do tempo: despedida de Papa Francisco até eleição de Leão XIV 

  • 21 de abril de 2025 – O Papa Francisco faleceu aos 88 anos devido a um derrame cerebral seguido de insuficiência cardíaca. O anúncio oficial foi feito pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell, que ativou o protocolo da Sé Vacante, incluindo o lacre do apartamento papal.
  • 23 a 25 de abril de 2025 – O corpo do Papa Francisco foi exposto na Basílica de São Pedro para que fiéis pudessem prestar homenagens. Mais de 250 mil pessoas visitaram a capela-ardente.
  • 26 de abril de 2025 – O funeral do Papa Francisco ocorreu na Praça de São Pedro, reunindo centenas de milhares de fiéis, membros do clero e chefes de Estado de todo o mundo. O cortejo fúnebre foi acompanhado por cerca de 40 pessoas em situação de vulnerabilidade, conforme desejo do Papa. O sepultamento aconteceu na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, rompendo com a tradição de enterros no Vaticano.
  • 27 de abril de 2025 – Os cardeais iniciaram reuniões preparatórias para o conclave, que definiria o novo papa. A data de início do conclave ainda não havia sido determinada, mas os cardeais começaram a se reunir na Capela Sistina para discutir a sucessão.
  • Primeiras semanas de maio de 2025 – O conclave foi oficialmente iniciado. Os 135 cardeais eleitores, com menos de 80 anos, participaram da votação secreta na Capela Sistina. Durante o processo, as cédulas foram queimadas após cada rodada de votação, com a fumaça branca indicando a eleição do novo pontífice.
  • 08 de maio de 2025– O novo papa, Leão XIV, foi anunciado e realizou sua missa inaugural na Basílica de São Pedro, marcando o início de seu pontificado.