Álvaro Porto se reúne com presidente da Câmara dos Deputados para discutir demandas municipais

Em Brasília, Álvaro Porto encontrou Hugo Motta para debater demandas municipais e captar recursos para as cidades de Pernambuco

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 08/05/2025, às 18h03 - Atualizado às 19h02

Pedro Campos, João Campos, Hugo Motta, Álvaro Porto e Sandra Paes - Divulgação
Pedro Campos, João Campos, Hugo Motta, Álvaro Porto e Sandra Paes - Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Álvaro Porto (PSDB), se reuniu em Brasília com presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), para discutir projetos e demandas dos municípios pernambucanos. 

Porto estava acompanhado do prefeito do Recife, João Campos (PSB); a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes (Republicanos) e do deputado federal Pedro Campos (PSB).

“Foram encontros bastantes produtivos. Tivemos a oportunidade de pedir ao presidente da Câmara apoio para projetos e ações que necessitam de investimentos federais no nosso estado. Hugo Motta se comprometeu a colaborar na busca por recursos junto a ministério e órgãos, em Brasília”, esclareceu Álvaro Porto.

Os deputados federais pernambucanos Coronel Meira (PL) e Lucas Ramos (PSB) se comprometeram a destinar, cada um, R$ 1 milhão para os municípios do estado.

“Os deputados pernambucanos foram receptivos, estão sensíveis às demandas e se mostraram empenhados em contribuir. Nós só temos a agradecer pelo comprometimento e o trabalho de cada um em favor do desenvolvimento de Pernambuco”, afirmou o presidente da Alepe. 

Fernando Monteiro (Republicanos) e Fernando Filho (UNIÃO) também decretaram que enviarão velores financeiros. 

“Com estes recursos vamos conseguir concluir a reforma e ampliação do nosso hospital, que vai ficar ainda melhor estruturado e equipado para atender aos moradores”, disse a prefeita de Canhotinho, Sandra Paes.

Após a audiência com Motta, Porto e os prefeitos também se reuniram com os deputados Aécio Neves e Paulo Abi-Ackel, dirigentes nacionais do PSDB.

Álvaro Porto cobra Raquel Lyra publicamente

No seu discurso durante a abertura do 8º Congresso da Amupeo presidente da Alepe aproveitou para cobrar publicamente o pagamento das emendas impositivas de 2024, que foi empenhado em 2025, mas ainda sem data para pagamento.

"Deputados e deputadas que fizeram as destinações aos municípios, assim como as prefeituras designadas, vivem a expectativa de receber recursos para pôr em prática o que foi planejado. Diante dessa situação, fazemos aqui, inclusive, um apelo ao Governo do Estado para que execute o pagamento das emendas 2024 de modo a possibilitar o que foi planejado pelos municípios", disse Porto.

Já a governadora Raquel Lyra, aproveitou para pressionar o tucano sobre a aprovação na Assembleia do empréstimo de R$ 1,5 bilhão para o Governo do Estado.

"Não tenho dúvida nenhuma dessa parceria com a Assembleia Legislativa e de tudo que a gente tem conseguido fazer junto. Todos os projetos de lei que encaminhamos para Casa foram aprovados e eu quero aqui agradecer Álvaro a parceria do Poder Legislativo do Estado de Pernambuco", afirmou ela.