Com popularidade caindo em Pernambuco, gestão do presidente Lula anuncia diferentes investimentos para a saúde no estado
por Clara Nilo
Publicado em 18/03/2025, às 15h34 - Atualizado às 16h46
O Governo Federal está realizando diferentes investimentos voltados para a saúde pública do estado de Pernambuco. Os anúncios foram feitos em meio à uma queda na popularidade da gestão do presidente Lula no estado.
Na última sexta (14), o Ministério da Saúde anunciou que Pernambuco será contemplado com 64 novas ambulâncias para renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).
O investimento, por meio do Novo PAC, é de mais de R$ 243,5 milhões. Ao todo, serão 789 ambulâncias entregues em 559 cidades de 21 estados brasileiros. O presidente Lula participou da cerimônia de entrega no mesmo dia do anúncio, em Sorocaba (SP) - 2.066 ambulâncias já foram entregues.
O Ministério da Saúde também declarou, nesta segunda-feira (17), a expansão do Mais Médicos e integração com atendimento especializado em Pernambuco. A ação vem através de um edital que irá garantir a contratação de 2.279 profissionais pelo programa, sendo 92 destinados para PE.
Os médicos em questão irão atuar na Saúde da Família e irão contar com o e-SUS APS, um prontuário eletrônico que deve acelerar a informação do paciente entre atenção primária e atenção especializada. Através dele, o médico consegue checar se o paciente foi atendido, se realizou exames, etc.
Para participar, os gestores responsáveis por cada estado e município devem se inscrever através do link: egestoraps.saude.gov.br até o dia 24 de março. Vagas afirmativas para médicos negros, quilombolas, indígenas e com deficiência estão previstas.
Os anúncios realizados nos últimos dias foram feitos em um contexto de queda de aprovação do presidente e sua gestão pelos pernambucanos. Em pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisa, 51% da população pernambucana não saberia em quem votar na eleição de 2026, enquanto 25,7% votaria em Lula e 12,4% em Jair Bolsonaro.
No Nordeste, o presidente possui 45,1% de intenção de votos e Bolsonaro 40,2%. Ou seja, estão tecnicamente empatados pela margem de erro de 2,2 pontos.
No Sul, Bolsonaro leva a vantagem (57,5% vs 27,6%), além do Norte e Centro-Oeste (53,8% vs 31%). Já no Sudeste, Lula tem 54,1% e o ex-presiente 31,2%.
>>> Inscreva-se em nosso canal do YouTube
A pesquisa ouviu 2.010 eleitores dos 26 estados e Distrito Federal, entre os dias 13 e 16 de fevereiro.