Profissionais de saúde do Hospital de Vertentes afirmam que salários estão atrasados em três meses
por Cynara Maíra
Publicado em 27/05/2025, às 10h02
Médicos plantonistas que atuam no Hospital Municipal Evaristo Ferreira Filho, localizado no município de Vertentes, no Agreste de Pernambuco, denunciaram o acúmulo de três meses de salários em atraso.
A categoria discutiu o tema em reunião on-line realizada na segunda-feira (26), com participação de representantes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e da Defensoria Médica.
Segundo os profissionais, os pagamentos deveriam ter sido feitos pela empresa BD Gestão de Serviços Médicos e Multidisciplinares em Saúde LTDA, que foi contratada pela organização social que mantém contrato com a Prefeitura de Vertentes para a gestão do hospital, a CHS João Paulo II.
De acordo com os relatos, os recursos municipais teriam sido repassados à CHS, mas os médicos alegam que não receberam os valores devidos.
Durante a reunião, que contou com os diretores do Simepe Ariosto Afonso, Ana Cláudia, José Tenório e Sylvio Vasconcelos, além do advogado João Moreira Filho, da Defensoria Médica, os médicos relataram ainda não terem vínculos formais com o município nem com a CHS João Paulo II. Eles também alertaram para problemas nas condições de trabalho, como a falta de equipamentos na sala vermelha e no centro cirúrgico.
A categoria aponta que o mesmo impasse com salários ocorreu anteriormente, tendo sido solucionado após intervenção do Simepe. No entanto, segundo os médicos, os atrasos voltaram a ocorrer este ano, com agravamento das condições estruturais da unidade.
Diante do cenário, foi aprovada a emissão de ofícios para diferentes órgãos, como a Prefeitura de Vertentes, Secretaria de Saúde, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Saúde, além de entidades de fiscalização e controle, como o Cremepe, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).
Uma nova reunião entre os profissionais foi agendada para o próximo dia 9 de junho, às 13h, para avaliar os desdobramentos e discutir novas medidas.
O Jamildo.com contatou a assessoria da Prefeitura de Vertentes em busca de uma posição sobre o caso. Caso haja uma resposta, essa matéria será atualizada.