Médicos plantonistas de Hospital Municipal de Vertentes reclamam de salários atrasados

Profissionais de saúde do Hospital de Vertentes afirmam que salários estão atrasados em três meses

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 27/05/2025, às 10h02

Hospital Evaristo Ferreira Filho - Reprodução
Hospital Evaristo Ferreira Filho - Reprodução

Médicos plantonistas que atuam no Hospital Municipal Evaristo Ferreira Filho, localizado no município de Vertentes, no Agreste de Pernambuco, denunciaram o acúmulo de três meses de salários em atraso.

A categoria discutiu o tema em reunião on-line realizada na segunda-feira (26), com participação de representantes do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e da Defensoria Médica.

Segundo os profissionais, os pagamentos deveriam ter sido feitos pela empresa BD Gestão de Serviços Médicos e Multidisciplinares em Saúde LTDA, que foi contratada pela organização social que mantém contrato com a Prefeitura de Vertentes para a gestão do hospital, a CHS João Paulo II.

De acordo com os relatos, os recursos municipais teriam sido repassados à CHS, mas os médicos alegam que não receberam os valores devidos.

Durante a reunião, que contou com os diretores do Simepe Ariosto Afonso, Ana Cláudia, José Tenório e Sylvio Vasconcelos, além do advogado João Moreira Filho, da Defensoria Médica, os médicos relataram ainda não terem vínculos formais com o município nem com a CHS João Paulo II. Eles também alertaram para problemas nas condições de trabalho, como a falta de equipamentos na sala vermelha e no centro cirúrgico.

A categoria aponta que o mesmo impasse com salários ocorreu anteriormente, tendo sido solucionado após intervenção do Simepe. No entanto, segundo os médicos, os atrasos voltaram a ocorrer este ano, com agravamento das condições estruturais da unidade.

Diante do cenário, foi aprovada a emissão de ofícios para diferentes órgãos, como a Prefeitura de Vertentes, Secretaria de Saúde, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Saúde, além de entidades de fiscalização e controle, como o Cremepe, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Uma nova reunião entre os profissionais foi agendada para o próximo dia 9 de junho, às 13h, para avaliar os desdobramentos e discutir novas medidas.

O Jamildo.com contatou a assessoria da Prefeitura de Vertentes em busca de uma posição sobre o caso. Caso haja uma resposta, essa matéria será atualizada.