Após um vídeo publicado por Eduardo Moura, Paulo Muniz xingou o vereador eleito. A briga foi parar em uma transmissão ao vivo com Eduardo e Paulo
por Cynara Maíra
Publicado em 10/10/2024, às 08h47
Mesmo sem ainda ter sido empossado na Câmara Municipal do Recife, o recém-eleito vereador Eduardo Moura (Novo) já entrou em conflito com um dos futuros colegas do Legislativo, o vereador reeleito Paulo Muniz (PL).
Na quarta-feira (09), Eduardo entrou em live no seu canal do Youtube e mostrou aos seguidores a resposta de Muniz a um vídeo seu. Depois de mostrar os xingamentos que o vereador do PL apresentou, o jornalista acabou por convidar o político para entrar na transmissão ao vivo e se pronunciar sobre o caso.
O conflito começou com uma publicação de Eduardo Moura no dia do primeiro turno. Em um vídeo denunciando o lixo próximo de uma zona de votação.
Moura mostrou vários "santinhos" de Paulo Muniz. Além do vereador, o político do Novo também apresentou papéis de campanha dos candidatos Alef Collins (PP) e Zé Luiz (PSB).
"Sabe de quem é a culpa disso aqui? Dos candidatos. No dia que um candidato for preso, isso virar crime de verdade, essa história muda", diz Eduardo no vídeo. Confira o material:
Ver essa foto no Instagram
Após a publicação desse vídeo, Paulo Muniz se revoltou e xingou o ex-apresentador nos comentários. O vereador do PL falou "Começasse bem palhaço. Ingrato filho da p*. Fui solidário a você. Canalha. Lá na Câmara a gente se encontra, seu m*".
Com a passagem do primeiro turno, Eduardo respondeu "como é? Te conheço por acaso? Te pedi alguma coisa? Mas faz assim, espera a Câmara (municipal) não, me encontra logo fora dela. Quero ver tua brabeza na minha frente. Pela postura baixa dá pra ver quem é você. Mas fica tranquilo. Lidei 24 anos com assassinos, estupradores e coisa pior. Sei lidar com você".
Na transmissão do seu canal do Youtube, Eduardo disse que "As informações são de que ele é meio vaselina [...] bota pé na canoa da direita, mas passeia pelas coisas do prefeito".
Eduardo chegou a dizer que colocaria um processo eleitoral contra o vereador do PL para cassar seu mandato. depois dessa declaração, Muniz pediu para entrar ao vivo.
No começo da transmissão conjunta, o vereador do PL pediu desculpa pelo tom das mensagens, que envolveram palavrões, e afirmou que na situação quando o apresentador foi agredido por um flanelinha ele tinha se solidarizado e se colocado à disposição.
Segundo Muniz, seria retribuir a gentileza ao alertá-lo em vez de publicar nas redes sociais sobre a questão dos santinhos.
Ainda na briga com relação às declarações de Paulo Muniz, o vereador do PL pediu desculpas pela agressividade, mas que se sentiu provocado, já que, segundo ele, os dois já tinham estabelecido contato anteriormente.
"Você podia ter entrado em contato comigo e falado que tava cheio de material meu na rua [...] eu iria resolver e explicar", relatou o político do PL, que também afirmou que os restos do seu material de campanha serão enviados para o Hospital do Câncer para contribuir com recursos vindos da reciclagem.
Sobre o lixo nas ruas, Paulo Muniz diz que a situação não era de seu conhecimento e que teria resolvido se fosse comunicado no privado.
Na defensiva, Eduardo citou que não pediu nada a Paulo Muniz. A primeira batalha de exaltação começou a partir desse momento, em que o vereador do PL Paulo Muniz chegou a dizer "tu quer conversar ou dar uma de machão para aparecer?".
Sobre ser chamado de "melancia" (verde por fora, vermelho por dentro), Muniz citou que começou seu mandato na Câmara pelo Solidariedade, que era da base governista, mas que após mudanças na legenda, foi chamado por Fred Ferreira (PL) para entrar no Partido Liberal.
O vereador do PL afirmou que sempre foi de direita e que nunca teve contato direto com o prefeito João Campos (PSB) antes de mudar de partido.
Os dois políticos tentaram se resolver ao longo da transmissão, mas em alguns momentos trocaram novas farpas.
Muniz também alfinetou o vereador eleito afirmando que "aqui na Câmara não é programa de televisão, nem canal no Youtube não, aqui é trabalho, trabalho em conjunto". Quando Eduardo perguntou se televisão não era trabalho, Paulo disse que na TV há cortes e gera fenômenos como Pablo Marçal.
Após mais uma batalha de exaltação em que Eduardo questionou a atuação do vereador do PL na cidade do Recife, ao insinuar que ele não teria trabalhado pela região de Boa Viagem e Paulo Muniz ter se defendido, os políticos tentaram se conciliar.
Com o apresentador a falar que entendeu a situação como um mal-entendido sobre o vídeo gravado e tentando aceitar as desculpas, os vereadores recém eleitos defenderam que devem trabalhar juntos para fazer uma oposição forte e atuante na Câmara.
Paulo Muniz teve 9.395 votos, sendo o último na lista do PL de vereadores eleitos. Eduardo Moura foi eleito com 5.283 votos.
Leia também
@blogdojamildo