Suposto boicote da TVPE a João Campos no 'Roda Viva' gera polêmica

Após TV do Estado não retransmitir a edição do 'Roda Viva' com João Campos, direção entra em rota de colisão com a Fundação Padre Anchieta

Yan Lucca

por Yan Lucca

Publicado em 31/10/2024, às 15h10

A Tv Pernambuco retransmite o sinal da TV Cultura de São Paulo - Foto: Google Street View
A Tv Pernambuco retransmite o sinal da TV Cultura de São Paulo - Foto: Google Street View

Em São Paulo, o prefeito reeleito com quase 80% dos votos válidos no Recife, João Campos participou de um dos programas mais tradicionais e conhecidos no meio político: o Roda Viva, da TV Cultura, pertencente a Fundação Padre Anchieta.

No centro do Roda, 20 anos e três dias atrás, estava sentado seu pai, o ex-governador Eduardo Campos (In Memoriam). Nos mesmos passos do pai, João Campos buscou a projeção nacional sendo tido como "raro exemplo de renovação da centro-esquerda brasileira", segundo a apresentadora do programa, Vera Magalhães, na abertura da sua coluna no Jornal O Globo.

João sentado apoiando a mesa na cadeira do roda viva
João no Roda Viva - Nadja Kouchi/ TV CULTURA

Com mais de 211 mil visualizações, superando edições recentes como a de Geraldo Alckmin ( apenas no YouTube, o vídeo de João Campos teve uma repercussão considerável entre os políticos e brasileiros que não conheciam o gestor, mas em Pernambuco, quem não tinha acesso aos canais digitais da TV Cultura, pode ter perdido a entrevista.

A TV Cultura é parceira da TV do Estado, a TVPE, que por sua vez retransmite na grade a programação da Cultura nacional. A empresa da Fundação Padre Anchieta afirmou que irá discutir a falta de exibição do programa na próxima reunião com a empresa e que não fora informada sobre a exclusão da programação, já que o Roda Viva é um programa obrigatório no acordo de filiação.

Na última segunda-feira (28), em virtude de uma partida entre América Mineiro e Sport, pela Série B do Campeonato Brasileiro, que aconteceu no mesmo horário, a edição não foi exibida pela estatal.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Além de retransmitir a TV Cultura, a TVPE retransmite TV Brasil/EBC. O assunto gerou polêmica nas redes, agitou os apoiadores de João Campos que chegaram a chamar de "boicote" e virou assunto até na plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O deputado estadual Sileno Guedes (PSB), em conjunto com o deputado estadual Rodrigo Farias (PSB), vai apresentar um requerimento para convocar o presidente da TV Pernambuco, Fúlvio Wagner, a dar explicações na casa legislativa sobre a não exibição da edição.

“A TV Pernambuco, uma emissora estatal, tirou o sinal da TV Cultura, especificamente do programa Roda Viva, da sua transmissão. Um programa pelo qual já passaram brasileiras e brasileiros que têm algo a dizer para o Brasil. Eu não quero imaginar que se criou um aparelho de censura no Palácio do Campo das Princesas. Não quero imaginar que autoridades do Governo de Pernambuco tenham proibido de retransmitir o programa por conta do convidado daquela noite”, afirmou Sileno.

Pelas redes sociais, comenta-se sobre o possível rompimento com a parceria das TVs, a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) afirmou que não houve questões políticas para cortar o Roda Viva, apenas uma escolha de replicar a TV Brasil, também parceira da TV, com o jogo do Américo Mineiro e Sport, time pernambucano.

O entendimento é de que o jogo do Sport teria mais apelo com a audiência na grade horária que o Roda Viva de João Campos. 

Em nota para coluna Outro Canal, da Folha de São Paulo, a TV Pernambuco citou que mantém o "compromisso com ambas as parcerias [da TV Brasil e TV Cultura] e como veículo à serviço da comunicação pública de qualidade e do povo pernambucano".

@blogdojamildo