Lula recebe família de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco, para sancionar lei que o coloca no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria
por Yan Lucca
Publicado em 15/10/2024, às 14h52 - Atualizado às 21h54
Nesta terça-feira (15), o presidente Lula da Silva (PT) recebeu a família do ex-governador do estado de Pernambuco, Eduardo Campos (In Memoriam), no Palácio do Planalto, para sancionar a lei que coloca o nome do ex-chefe do executivo que morreu em 2014 no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria, conhecido Livro de Aço.
O ato simbólico retrata o protagonismo de figuras que dedicaram sua vida ao país em algum momento da história.
A cerimônia de assinatura ocorreu meses após completarem 10 anos do acidente aéreo que matou Eduardo Campos mais seis pessoas na cidade de Santos, litoral de São Paulo, em 13 de agosto de 2014. Eduardo era candidato à presidência da república pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) ao lado de Marina Silva, atual ministra de Meio Ambiente.
@blogdojamildo 10 ANOS SEM EDUARDO CAMPOS | Nesta terça-feira (13), completam-se 10 anos da morte do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Confira mais detalhes. 📲 Leia na Íntegra em Jamildo.com (link na bio) Jornalismo sério, informação precisa. #jamildomelo#notícia#blogdojamildo♬ som original - Jamildo.com
Ainda em julho, Pedro Campos, filho de Eduardo, adiantou ao Blog do Jamildo uma série de homenagens aconteceram no mês de agosto em memória do falecimento do líder socialista e em comemoração aos seus 50 anos.
O presidente Lula, na ocasião da assinatura, afirmou ser necessário mostrar que político "pode ser humano".
“No momento em que sancionamos uma lei que transforma Eduardo em herói nacional, estamos dando uma contribuição para fazer com que aqueles que nasceram depois de nós possam conhecer outro tipo de político. Estamos enaltecendo as virtudes de um homem que nasceu no berço da política e morreu defendendo as pessoas menos favorecidas e as pessoas pobres deste país”, declarou o presidente Lula.
O filho do ex-governador, o deputado Pedro Campos celebrou a homenagem e afirmou que Eduardo deixou um legado de "compromisso com o progresso, a justiça social e o desenvolvimento sustentável" além de "inspirando futuras gerações de líderes a seguirem seus passos na construção de um País melhor".
A lei foi proposta pelo deputado Felipe Carreras (PSB-PE) com coautoria da bancada socialista na Câmara. “A trajetória de Eduardo como homem público o gabarita para estar nesse honrado livro, por tudo o que ele fez como Ministro da Ciência e Tecnologia do governo Lula e como governador de Pernambuco, colocando na agenda nacional temas essenciais para o nosso desenvolvimento, como o investimento em ciência e tecnologia e a opção pela universalização da educação pública integral”, afirmou Carreras.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Na festa da vitória do socialista João Campos, reeleito prefeito do Recife com quase 80% dos votos, o clima no comitê localizado na Zona Norte do Recife era de alegria e saudade. Durante o discurso da vitória, emocionado, João relembrou o pai.
"Tenho certeza de que meu pai está muito orgulhoso. Eu não tenho nenhuma dúvida de que ele está muito orgulhoso do filho que ele deixou aqui. Penso nele todos os dias da minha vida", disse João Campos.
Na porta do seu comitê havia uma placa com a foto de Eduardo Campos e a frase "50 anos" em uma homenagem ao pai.
Eduardo foi deputado federal, governador de Pernambuco por dois mandatos (2006 e 2010), ministro de Estado durante o governo de Lula, além de neto do também ex-governador Miguel Arraes de Alencar. O espírito de liderança, segundo aliados e próximos, era nato.
Até mesmo o presidente Lula não escondia sua admiração pelo socialista e chegou a dizer que na Eduardo era "um achado de Deus", mesmo com Eduardo rompendo a aliança com o PT no âmbito nacional em 2013.
Na última visita do presidente Lula ao Recife, para a entrega de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, o mandatário relembrou a relação com Eduardo. "Nunca um presidente da república e um governador tiveram uma relação tão sólida", afirmou Lula.
"E eu sei que Eduardo Campos está se mexendo lá no céu. Esse moleque vai ser melhor do que ele para governar uma cidade" completou Lula. Veja o vídeo:
Leia também
@blogdojamildo