O socialista João Campos, reeleito prefeito do Recife com quase 80% dos votos, é o próximo entrevistado do programa Roda Viva da TV Cultura
por Yan Lucca
Publicado em 24/10/2024, às 14h18
O atual prefeito da cidade do Recife, João Campos, reeleito com quase 80% dos votos, é o próximo entrevistado da roda mais famosa do Brasil, o programa Roda Viva, no ar há 38 anos pela TV Cultura.
Em busca de uma maior projeção nacional, o atual prefeito da capital pernambucana já foi chamado de "pop star" da esquerda e ascende entre o eleitorado mais jovem, segundo as pesquisas divulgadas durante o processo eleitoral de 2024.
O programa vai ao ar na próxima segunda-feira (28), às 22h, na TV Cultura, com transmissão no site da emissora, no app Cultura Play, além de YouTube, Tik Tok e Facebook.
Apresentado pela jornalista Vera Magalhães, a bancada de entrevistadores conta a participação de Carolina Linhares, repórter de Política da Folha de S.Paulo; Pedro Venceslau, analista de Política da CNN Brasil; Augusto Maia Leite, diretor de redação do Diário de Pernambuco; Betânia Santana, repórter e colunista política da Folha de Pernambuco; Maria Cristina Fernandes, colunista do Valor Econômico e comentarista da CBN/GloboNews.
Em sua conta do Instagram, Campos tem 2,7 milhões de seguidores, número maior que o de outras lideranças do seu mesmo espectro político ideológico.
Na chamada do programa Roda Viva anunciando o entrevistado, João é chamado de "Prefeito de TikTok", alcunha dada por seus opositores e adversários devido ao engajamento do político nas redes sociais participando das chamadas "trends" e até "nevando" o cabelo durante o carnaval.
>>> Entre no nosso canal do Instagram
Como especulado nos bastidores da política, em uma eventual vitória do socialista no primeiro turno, era esperado um movimento de apoio aos candidatos apoiados por ele nas cidades pernambucanas, mas um pedido do próprio presidente Lula da Silva (PT) fez João Campos tornar-se cabo eleitoral de candidatos de capitais estratégias para a esquerda, como Fortaleza, onde Campos esteve presente prestando apoio ao candidato Evandro Leitão (PT).
Além disso, João é cotado para enfrentar Raquel na disputa pelo governo em 2026. Sempre se esquivando de comentar as próximas Eleições, sabe-se que a disputa este ano foi a antessala do que está por vir. Ainda com o segundo turno para definir Paulista e Olinda, Raquel disputa com João em números de prefeituras e influência. O PSB conseguiu eleger 31 prefeitos contra 30 do PSDB de Raquel.
Outra questão pontuado por observadores do cenário político local é de que a governadora conquistou um saldo positivo em cidades da Região Metropolitana e vencendo em Olinda e Paulista cercaria a RMR com o máximo de aliados políticos possíveis, em uma suposta jogada contra João Campos em 2026.
Segundo aliados, em conversas com o site Jamildo.com, o planejamento de Raquel Lyra é apertar o passo nas entregas de revitalização de prédios abandonados no centro do Recife, como o do antigo Liceu Nóbrega de Artes e Ofício, a antiga sede do Diário de Pernambuco e o Cinema São Luis, previsto para ser aberto no início de novembro.
A ideia é cuidar do patrimônio do Recife para melhorar a popularidade da gestão na RMR, espaço que tem mais dificuldade em Pernambuco.
Leia também
@blogdojamildo