Eleições da OAB PE: três candidatos se mobilizam com menos de um mês até pleito em Pernambuco

Com polarização maior entre Almir Reis e Ingrid Zanella, o presidente da OAB em Caruaru, Fernando Santos Jr. também entra na disputa pela OAB PE

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 24/10/2024, às 10h51

Almir Reis, Ingrid Zanella e Fernando Santos Jr. disputam a presidência da OAB de Pernambuco - Montagem: Jamildo.com
Almir Reis, Ingrid Zanella e Fernando Santos Jr. disputam a presidência da OAB de Pernambuco - Montagem: Jamildo.com

Com as eleições pela presidência da Seccional de Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) prevista para o dia 18 de novembro, os três candidatos inscritos no pleito se mobilizam para angariar os votos da advocacia no estado.

Terceira via?

A disputa é marcada até o momento pela polarização clara entre a vice-presidente da Seccional, Ingrid Zanella, candidata que representa a continuidade da atual gestão, e Almir Reis, que já concorreu à presidência da OAB-PE em 2021 e se posiciona como oposição ao mandato vigente.

Além dos dois candidatos, também entrou na disputa o presidente do diretório da OAB de Caruaru, o advogado Fernando Santos Jr., que defende a necessidade de um "choque de gestão" e atua como uma "terceira via" no pleito pela Ordem em Pernambuco. 

Nome mais recente na disputa em questão, Fernando tem corrido por maior destaque, tecendo críticas ao atual comando e ressaltando sua atuação na OAB-PE de Caruaru, onde foi eleito e reeleito com ampla vantagem. O candidato defende uma maior atuação da Ordem na garantia do acesso à Justiça. 

Polarização: Almir Reis X Ingrid Zanella

Almir Reis e Ingrid Zanella estão em uma disputa mais direta. Desde o período de pré-campanha, os candidatos tiveram várias tensões. 

Com críticas mútuas, Almir se posiciona como defensor da advocacia militante, enquanto tenta vincular Ingrid com grandes escritórios de advocacia. Uma das principais estratégias do candidato é também atribuir à candidata o que aponta como problemas da atual gestão.

Essas críticas também já motivaram ações de impugnação, já que a Chapa Renovação Experiente, encabeçada por Ingrid, entrou com uma representação eleitoral para que alguns conteúdos de Almir Reis nas redes sociais fossem apagados, além de solicitar um direito de resposta no perfil do candidato. A Comissão Eleitoral da OAB-PE deu parecer favorável a Ingrid. 

Contestações

O pedido está vinculado a uma declaração do candidato em que criticou a atuação da atual gestão da Ordem em relação à Central Judiciária de Processamento Remoto (Cenjud).  

O material excluído das redes teria, segundo a chapa de Zanella, envolvido "ataques diretos à Chapa Renovação Experiente" e tentado prejudicar a imagem da candidata na disputa. A Comissão da OAB-PE considerou o conteúdo de Almir desinformativo e acatou o pedido. 

Fora das redes sociais, Almir e Ingrid têm feito eventos de campanha para mobilizar os advogados, principalmente do Recife. Nesta quinta-feira (24), o candidato de oposição fará um evento às 18 horas no comitê de campanha de sua chapa, a "Renova OAB". 

Dentre as críticas do candidato está na alegação de falta de transparência nos usos dos recursos da entidade.

"São quase R$ 50 milhões arrecadados todos os anos e que nós não sabemos o que é feito com esse dinheiro. Por que isso? Vamos implementar um portal de transparência acessível, para que todos possam conferir cada real arrecadado e gasto pela entidade", cita o candidato. 

As falas contra a candidatura de Ingrid também pode estar relacionada com o endosso que a candidata recebeu da maioria dos presidentes dos diretórios em Pernambuco. Em uma carta, 26 presidentes de seccionais da OAB-PE declararam apoio para vice-presidente da atual gestão. 

Vitorioso em 2021 na Região Metropolitana do Recife, o candidato pode conseguir maior espaço na disputa pela OAB-PE como uma representação de uma mudança na gestão.

@blogdojamildo