Ministro disse que a saída de Fernando Monteiro do Republicanos já era prevista e disse que a sigla busca novos nomes para a bancada federal
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 24/11/2025, às 13h29
Silvio Costa Filho comentou a ida de Fernando Monteiro do Republicanos para o PSD.
Ministro disse que a permanência do deputado na sigla nunca se consolidou.
Desfiliação ocorre meses após convite público da governadora Raquel Lyra.
Republicanos busca novos nomes para reforçar sua bancada na Câmara.
Silvio Costa Filho (Republicanos), ministro de Portos e Aeroportos, comentou a decisão do deputado federal Fernando Monteiro de deixar o Republicanos e se filiar ao PSD, partido liderado pela governadora Raquel Lyra em Pernambuco.
O ministro afirmou que a passagem do parlamentar pela sigla foi breve e não se consolidou internamente. Segundo Costa Filho, a movimentação já era esperada.
“A realidade é que o deputado Fernando Monteiro praticamente nunca entrou no Republicanos. Ele passou um período, nós conversamos e o caminho natural do deputado Fernando não era ficar no Republicanos”, disse.
O ministro acrescentou que a saída ocorreu “de forma positiva” e que o partido trabalha para atrair novos nomes à bancada federal.
Monteiro havia deixado o Progressistas e ingressado no Republicanos no início do ano, permanecendo cerca de nove meses na legenda.
A ida para o PSD ocorreu cinco meses após convite público de Raquel Lyra, feito durante o ato de filiação do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, que deve apoiar o deputado em sua base eleitoral.
O Republicanos de Pernambuco anunciou, no intervalo de um mês, dois pré-candidatos a deputado federal: o ex-deputado estadual e federal Betinho Gomes e o vereador de Caruaru Delegado Erick Lessa. - que deve disputar votos com Fernando Monteiro.
As decisões fazem parte da estratégia do partido de fortalecer sua presença no Congresso Nacional e construir uma chapa proporcional competitiva para 2026. Os dois se juntam a Carlos Costa, irmão do ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho, que percorre o estado ao lado do pré-candidato ao Senado.
O Republicanos intensificou, nos últimos meses, a articulação política para formar uma chapa proporcional competitiva. O partido trabalha para eleger até cinco deputados estaduais e já iniciou conversas com lideranças locais.
Silvio Costa Filho se reuniu recentemente com o deputado estadual Willian Brígido para discutir estratégias de composição da chapa e fortalecimento do partido. Segundo o ministro, a meta é mais que dobrar o número atual.
Atualmente, o Republicanos possui dois deputados na Alepe e planeja lançar cerca de 50 candidaturas no próximo pleito. Willian Brígido, que será um dos coordenadores da montagem da chapa, acrescentou. "Estamos num processo de escuta para a construção de candidaturas sólidas", afirmou o parlamentar à época.