Um dos principais nomes na disputa pelo Governo de Pernambuco, chapa de João Campos tem quatro políticos em destaque para duas vagas ao Senado
por Cynara Maíra
Publicado em 15/09/2025, às 07h28 - Atualizado às 08h09
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), cumpriu uma série de agendas no Agreste pernambucano neste sábado (13) ao lado do prefeito do Recife, João Campos (PSB).
Com a aproximação do ano eleitoral, a visita conjunta é mais um movimento de Silvio na disputa por uma das duas vagas de candidato ao Senado na chapa de Campos para as eleições de 2026.
Os dois estiveram nos municípios de Agrestina, Panelas e Altinho, onde visitaram obras e se reuniram com lideranças locais.
Ao final da agenda conjunta, Silvio Costa Filho afirmou que as ações vistoriadas dão "mais motivação para continuar trabalhando muito pelo Recife e pelo nosso estado ao lado do prefeito João e o presidente Lula".
Aliado de João Campos desde o início das pretensões do prefeito em eleições majoritárias, Silvio Costa Filho quer conquistar uma das vagas na chapa do socialista para o Senado. Em 2026, serão eleitas duas cadeiras para o Senado em cada estado.
Com quatro nomes em evidência para o grupo socialista, a configuração do palanque de Campos para o Senado é uma das principais articulações em andamento para 2026. Além de Silvio, os principais cotados são:
Humberto Costa (PT): A reeleição do senador é uma condição do PT para apoiar a candidatura de Campos, o que seria importante para conseguir o endosso exclusivo de Lula, um elemento que a governadora Raquel Lyra também almeja
Marília Arraes (Solidariedade): Lidera algumas pesquisas de intenção de voto, tem o recall de duas disputas majoritárias e foi uma das primeiras a iniciar sua pré-campanha com andanças ao redor de Pernambuco
Miguel Coelho (União Brasil): Ex-prefeito de Petrolina que também busca um espaço, força no interior e representa um grupo político importante no etsado.
No PodJá- O Podcast do Jamildo, Silvio Costa Filho defendeu a formação de uma chapa com ele e Humberto Costa. Silvio afirmou que o presidente Lula tem estimulado sua candidatura e que, apesar de ter baixa lembrança nas pesquisas, vai "trabalhar para furar essa bolha". Veja o episódio com o ministro dos Portos e Aeroportos:
O prefeito do Recife intensificou sua presença no interior do estado durante o fim de semana.
Na sexta-feira (12), ele esteve em São Bento do Una para a Corrida da Galinha. No sábado, antes de se encontrar com Silvio Costa Filho, Campos se reuniu em Caruaru com o ex-prefeito José Queiroz (PDT).
À noite, o prefeito participou de um evento em Canhotinho ao lado do presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB) e de Costa Filho. Ex-correlegionário de Raquel Lyra, Porto busca se posicionar ao lado do socialista no futuro pleito de 2026.