Durante o fim de semana, João Campos participa de encontros em Caruaru, Agrestina, Panelas, Altinho e Canhotinho, em compromissos de pré-campanha
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 14/09/2025, às 09h30 - Atualizado às 09h33
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), cumpre no fim de semana uma série de compromissos no Agreste de Pernambuco, em um roteiro marcado por encontros políticos e inaugurações de obras. Apontado como possível adversário da governadora Raquel Lyra (PSD) nas eleições de 2026, o gestor tem ampliado a presença no interior em clima de pré-campanha.
Na sexta-feira (12), João Campos passou por São Bento do Uma, onde acompanhou a Corrida da Galinha. "Evento que gera oportunidade e renda", afirmou.
A comitiva do prefeito do Recife tinha os aliados, como: os prefeitos Alexandre Batité (São Bento do Una), Sivaldo Albino (Garanhuns), Josué (Agrestina), Vinicius Marques (São José do Belmonte), Erivaldo Chagas (Lajedo) e César (Sanharó), o deputado federal Felipe Carreras, e os deputados estaduais Álvaro Porto, Cayo Albino e Diogo Moraes.
No sábado (13), João Campos iniciou a agenda em Caruaru, onde se reuniu com o ex-prefeito José Queiroz (PDT), o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, e o ex-senador Douglas Cintra. O encontro contou ainda com a participação do deputado estadual Sileno Guedes e do vereador do Recife, Rinaldo Junior. "Boa política se faz com diálogo, e hoje em Caruaru tive uma ótima conversa com grandes lideranças da região. Foi uma oportunidade de falar sobre Caruaru, Pernambuco e Brasil", destacou o prefeito.
Em Agrestina, o João Campos participou de uma reunião com o prefeito Josué Mendes (PSB) e a vice-prefeita Carmen. O encontro teve como pauta a possibilidade de parcerias entre as gestões. Também esteve o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), que é pré-candidato ao Senado e disputa uma das duas vagas na chapa com o prefeito do Recife. No PodJá, Silvinho afirmou que, caso eleito, "João Campos será melhor governador que Eduardo Campos".
A programação seguiu em Panelas, onde Campos foi recebido pelo prefeito Ruben Lima (PSB). "É um grande prazer retornar a Panelas, local onde estive pela primeira vez na infância, ao lado do meu pai, Eduardo Campos. Com trabalho sério e dedicado, a cidade vai se transformando e ficando melhor para quem vive em Panelas e para turistas", disse o prefeito em publicação nas redes sociais.
Ele visitou a Serra da Bica e a nova orla do distrito de Cruzes, ao lado de lideranças locais e do deputado estadual Sileno Guedes.
Em Altinho, o prefeito assinou um Acordo de Cooperação Técnica entre a Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel) e a gestão local, comandada por Marivaldo (PSB). A iniciativa prevê troca de tecnologias e fortalecimento da transformação digital nos serviços públicos. Campos e Silvio Costa Filho também participaram da reabertura da praça cultural do município.
"Com essa parceria, faremos uma troca de tecnologia para fortalecer a transformação digital nos serviços públicos em Altinho, a exemplo do que estamos fazendo no Recife, contribuindo para modernizar a administração e impulsionar a oferta de soluções tecnológicas para a população da cidade do Agreste", afirmou João Campos.
No início da noite, João Campos visitou Canhotinho, ao lado do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Álvaro Porto (PSDB), que elogiou João Campos e o apresentou como futuro governador de Pernambuco e, claro, alfinetou sua ex-aliada, a governadora Raquel Lyra (PSD), sem citar nomes.
"A gente está aqui de igual para igual com o povo. Você não precisa subir em cadeiras para aparecer, para dizer que chegou, para dizer o que você tem por Pernambuco", disse Porto, em referência à governadora que subiu em cadeiras para discursar em eventos.
O Agreste de Pernambuco se tornou o principal ponto de atenção nas movimentações políticas que antecedem as eleições de 2026. De um lado, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), intensificou visitas à região em agendas de pré-campanha. De outro, a governadora Raquel Lyra (PSD) anunciou novos investimentos estaduais em infraestrutura, saúde e educação, também com foco no Agreste.
Ao ser questionado sobre sua presença na região de origem da governadora Raquel Lyra, João Campos fez questão de amenizar o embate. “Eu aprendi a fazer política sempre na rua. Quem acompanha minha agenda sabe que, todos os dias, estou nas comunidades, seja para subir uma ladeira, inaugurar uma obra ou vistoriar serviços. Quando fui candidato a deputado federal, percorri mais de 80 mil quilômetros no Estado, muitas vezes sem apoio político, andando nas feiras e conversando diretamente com as pessoas”, disse.
Enquanto Campos intensificava sua presença no interior, a governadora Raquel Lyra anunciou, em agosto, um pacote de R$ 300 milhões em investimentos voltados ao Agreste.
Entre as medidas, está a ampliação do Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, com a construção de um novo prédio de R$ 110 milhões e a abertura de 200 novos leitos. Também foram anunciadas ações nas áreas de segurança pública, educação, mobilidade e recursos hídricos.
Segundo uma fonte ligada à governadora Raquel Lyra, em condição de anonimato, pesquisas internas indicam empate técnico entre João Campos e Raquel Lyra no Agreste e no Sertão.
A mesma fonte acrescenta que a vantagem do prefeito do Recife sobre a governadora se concentra na Região Metropolitana do Recife, onde Campos tem base eleitoral consolidada.
Leia também