Raquel Lyra participará da filiação do deputado Fernando Monteiro. Esse é o primeiro movimento público para chapa federal de 2026
por Cynara Maíra
Publicado em 24/11/2025, às 10h01 - Atualizado às 10h38
Ato em Brasília: A governadora Raquel Lyra (PSD) e Gilberto Kassab participam nesta terça-feira da filiação do deputado federal Fernando Monteiro ao PSD.
Primeiro Movimento: A filiação inaugura a montagem da chapa federal de Raquel para 2026; Monteiro deixa o Republicanos para ser o primeiro federal da sigla no estado.
Futuras Adesões: Mendonça Filho (União Brasil) e Júnior Uchoa (PSB) são cotados para ingressar no partido durante a janela partidária de abril.
Dissidência no PSB: Os deputados estaduais France Hacker e Aglailson Victor podem deixar o PSB; Aglailson declarou apoio público à governadora e ao empréstimo de R$ 1,7 bilhão.
Dobradinha no Agreste: Em Caruaru, Monteiro fará parceria política com o secretário Anderson Luiz, pré-candidato a deputado estadual.
A governadora Raquel Lyra (PSD) começou publicamente a construção de sua base federal para as eleições de 2026. Na terça-feira (25), a gestora participa do ato de filiação do deputado federal Fernando Monteiro ao Partido Social Democrático (PSD), sigla que ela comanda em Pernambuco. O evento na capital federal contará com a presença do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.
A entrada de Monteiro na sigla será o primeiro movimento público da governadora para formatar a chapa de deputados federais que lhe dará sustentação no próximo pleito.
O parlamentar deixa o Republicanos, partido que em Pernambuco está ao lado do prefeito João Campos (PSB), a partir da liderança partidária do ministro Silvio Costa Filho.
Segundo o Blog Dellas, Fernando Monteiro articulou para ser o primeiro a ingressar no novo partido, como um gesto para raquel.
Com a mudança, Fernando Monteiro passa a ser o único deputado federal do PSD em Pernambuco.
A filiação de Monteiro deve abrir caminho para outros parlamentares. Apesar disso, as mudanças devem ocorrer apenas em abril, com o início da janela partidária.
Também devem ir para o lado de Raquel Lyra o ex-ministro e deputado Mendonça Filho (União Brasil) o deputado Júnior Uchoa (PSB).
Para o PodJá- O Podcast do Jamildo, Mendonça Filho fala que ainda avalia se mudará de partido, já que sempre esteve no mesmo.
Mendonça começou a carreira no antigo PFL, depois nomeado DEM, que se fundiu com o PSL em 2021, virando o União Brasil. Veja o episódio com Mendonça Filho:
A ida de Fernando Monteiro para o PSD também reorganiza o tabuleiro político no Agreste. Em Caruaru, o deputado federal deve dobrar esforços com o secretário de articulação política, Anderson Luiz, que deve disputar uma vaga de deputado estadual em 2026.
A estratégia visa criar uma base local que fortaleça tanto a candidatura de Anderson quanto a reeleição de Monteiro.
Em momentos anteriores, Monteiro já defendia a gestão estadual e a recondução da governadora ao cargo. Para o parlamentar, Raquel Lyra promoveu reforços na segurança pública e "melhoras significativas na vida de todos os pernambucanos". O deputado, inclusive, apoiou Raquel Lyra no segundo turno de 2022.
"Acredito, confio e tenho certeza que essa confiança é a confiança do povo de Pernambuco, que quer vê-la novamente eleita para governar o nosso estado", declarou Monteiro.
Fernando Monteiro é empresário e cumpre mandato na Câmara Federal desde a 55ª legislatura (2015-2019).