Reunião de Raul Henry com a direção nacional marca início do planejamento do partido para ampliar a representação pernambucana na Câmara em 2026
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 17/12/2025, às 15h10
MDB de Pernambuco iniciou articulação da chapa federal para 2026
Reunião ocorreu em Brasília com a presença da direção nacional
Deputados, prefeitos, ex-prefeitos e vereadores participaram do encontro
MDB de Pernambuco iniciou nesta segunda-feira (16) as articulações para a formação da chapa de deputados federais com foco nas eleições de 2026. O movimento foi marcado por uma reunião em Brasília com o presidente nacional da sigla, Baleia Rossi, como parte do processo de reorganização partidária no estado.
Participaram do encontro a deputada federal Iza Arruda; o prefeito Paulo Roberto; o ex-prefeito de Paulista por sete mandatos, Yves Ribeiro; os vereadores Vinícius Campos, de Paulista, Heitor Lapa, de Carpina, representando o ex-prefeito Joaquim Lapa, além de Tadeu Calheiros e Samuel Salazar, do Recife. Também esteve presente o empresário Berg, suplente de vereador na capital pernambucana.
Segundo o presidente estadual do MDB, Raul Henry, a reunião marca o início de uma nova fase de planejamento da legenda, com foco na ampliação da bancada pernambucana na Câmara dos Deputados. Ele afirmou que o partido trabalha para reunir quadros com experiência política e novas lideranças para a disputa eleitoral.
“Tenho absoluta convicção de que o MDB de Pernambuco vai crescer e ampliar sua presença no Congresso Nacional. Estamos construindo um projeto consistente para 2026”, declarou.
De acordo com Raul Henry, outras lideranças seguem em diálogo com a direção partidária e devem ser anunciadas nos próximos meses, reforçando a chapa proporcional. O dirigente destacou ainda a receptividade da direção nacional ao processo de fortalecimento do MDB no estado.
“O entusiasmo do presidente Baleia Rossi com o crescimento do partido em Pernambuco foi evidente e reforça nosso compromisso com a unidade e a organização da legenda”, afirmou.
Atualmente, o MDB Pernambuco conta apenas com a deputada federal Iza Arruda. No Senado, conta com o nome de Fernando Dueire, suplente de Jarbas Vasconcellos. Dueire será candidato à reeleição em 2026, mas vive conflito interno na legenda e existe propostas públicas para deixar a legenda pensando no próximo pleito, como do Avante.
Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, também ocupa apenas uma cadeira, com Jarbas Filho.