Dueire e Jarbas Filho se reúnem com Baleia Rossi após anulação da eleição do MDB em Pernambuco

Reunião entre Fernando Dueire, Jarbas Filho e Baleia Rossi, em Brasília, tratou da reorganização do MDB-PE após anulação da eleição estadual

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 06/11/2025, às 16h02

Imagem Dueire e Jarbas Filho se reúnem com Baleia Rossi após anulação da eleição do MDB em Pernambuco

Dueire e Jarbas Filho se reuniram com Baleia Rossi para discutir o futuro do MDB-PE

Encontro ocorreu após Justiça anular eleição estadual que reconduziu Raul Henry

Nova comissão provisória deve ser criada para conduzir a legenda até nova convenção

MDB estadual afirmou que eleição foi legítima e que recorrerá da decisão.

O senador Fernando Dueire (MDB) e o deputado estadual Jarbas Filho (MDB) se reuniram, em Brasília, com o presidente nacional do partido, Baleia Rossi (SP), para discutir os próximos passos do MDB em Pernambuco. O encontro ocorreu após decisão judicial que anulou a eleição do diretório estadual, por ausência de participação dos diretórios municipais no processo.

Segundo Jarbas Filho, a expectativa é de que uma comissão provisória seja formada para conduzir o partido até a realização de nova convenção. “O MDB precisa restabelecer sua organização interna e garantir a participação efetiva das bases municipais”, afirmou o parlamentar.

O diálogo com a direção nacional também tratou da recomposição partidária no Estado e da necessidade de reduzir as disputas internas que se intensificaram nos últimos meses. Jarbas Filho e Dueire defenderam uma condução “coletiva e transparente” para o novo processo eleitoral interno.

Justiça anula eleição do MDB em Pernambuco

A decisão da 6ª Vara Cível de Brasília suspendeu o resultado da convenção que havia reconduzido o ex-deputado federal Raul Henry à presidência estadual do MDB, em maio. Ele obteve 65 votos, contra 49 de Jarbas Filho.

Na sentença, a juíza Bruna Araujo Coe Bastos considerou que o processo violou normas estatutárias e restringiu a participação dos diretórios municipais. O processo foi movido pelo prefeito de Bodocó, Otávio Pedrosa, e pela vereadora de Paulista, Kelly Tavares, ambos dirigentes da legenda em suas cidades.

A magistrada apontou que um acordo interno entre lideranças do partido alterou critérios de escolha dos delegados estaduais sem adesão formal de todos os municípios. A decisão suspende os efeitos da convenção “até ulterior deliberação”.

Nota do MDB estadual

Em nota, o diretório estadual do MDB afirmou que a eleição foi conduzida de forma “limpa, transparente e democrática”, com regras aceitas pelas duas chapas e acompanhamento da direção nacional.

O partido informou que só tomou conhecimento da decisão pela imprensa e que recorrerá. “É nosso dever lutar para resgatar a verdade, expressa pelo voto direto, livre e democrático dos convencionais do nosso partido”, diz o comunicado divulgado pela sigla.