Raquel Lyra vai atrás do voto metropolitano com filiação de Mano Medeiros e Diego Cabral

Raquel Lyra anunciou a filiação de Mano Medeiros e Diego Cabral. Os prefeitos de Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe já estavam ao lado da gestora

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 22/12/2025, às 07h29 - Atualizado às 08h03

Diego Cabral, Raquel Lyra e Mano Medeiros sorriem abraçados
No sábado (20), Raquel Lyra, Diego Cabral e Mano Medeiros se reuniram e anunciaram filiação dos prefeitos no PSD - Reprodução

Raquel Lyra filia Mano Medeiros e Diego Cabral ao PSD nesta segunda (22), com presença de Gilberto Kassab.

A governadora passa a ter 9 dos 14 prefeitos da RMR, tentando minar a força de João Campos na região.

Diego Cabral deixa o grupo de João Campos/Republicanos, mas promete voto em Silvio Costa Filho para o Senado.

Mano Medeiros deixa o PL, isolando o partido de Bolsonaro que fica apenas com a prefeitura de Escada.

A governadora Raquel Lyra (PSD) oficializa, nesta segunda-feira (22), a filiação dos prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes) e Diego Cabral (Camaragibe) ao seu partido.

O ato, que contará com a presença do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, ocorre às 15h55 no Recife Expo Center, na área central da capital.

A movimentação é um gesto sobre hegemonia política da Região Metropolitana do Recife (RMR), território onde o prefeito João Campos (PSB) é favorito. Com as duas novas adesões, o PSD de Raquel passa a comandar nove das 14 prefeituras do Grande Recife, fechando um "cinturão" político ao redor da capital.

As novas inserções já constam no painel do Jamildo.com sobre as mudanças partidárias dos prefeitos, confira: 

Baixa no campo de João Campos

A filiação de Diego Cabral representa uma investida direta na base do adversário. O prefeito de Camaragibe foi eleito em 2024 com o de João Campos e do ministro Silvio Costa Filho (Republicanos). Diego já tinha declarado apoio para Raquel em abril de 2025. 

Ao deixar o Republicanos, Cabral justificou a mudança em carta aberta, citando "investimentos estruturadores" realizados em parceria com o Governo do Estado.

Apesar da mudança de lado na disputa estadual, o gestor tentou manter pontes com seu antigo grupo, declarando seu voto em Silvio Costa Filho para o Senado em 2026.

PL fica com apenas uma prefeita

No caso de Jaboatão, a entrada de Mano Medeiros no PSD formaliza o afastamento do gestor do grupo político da família Ferreira e do bolsonarismo raiz. O movimento já era esperado desde que a primeira-dama do município, Andréia Medeiros, filiou-se à legenda governista.

Com a saída de Mano, o PL (Partido Liberal) terá apenas a prefeita de Escada, Mary Gouveia, como gestora do partido no estado.

Raquel se movimenta para RMR, João Campos vai ao interior

De olho em diminuir fraquezas, enquanto Raquel Lyra tenta melhorar índices na Região Metropolitana, João Campos tem feito cada vez mais visitas ao interior do estado. 

Neste fim de semana, João Campos esteve na confraternização do presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), em busca de novas alianças na região.