Raquel Lyra e João Campos comparecem à posse de Fachin como presidente do STF

Adversários políticos em Pernambuco, Raquel Lyra e João Campos estiveram em Brasília para posse de Fachin no STF e defenderam fortalecimento da democracia

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 30/09/2025, às 08h52 - Atualizado às 09h33

Edson Fachin com toga do STF fala ao microfone sentado
Apenas João Campos tirou foto com Fachin durante posse - Antonio Augusto/STF

A posse dos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes como presidente e vice do Supremo Tribunal Federal (STF), na segunda-feira (29), em Brasília, contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), e do prefeito do Recife, João Campos (PSB).

Adversários na política pernambucana, os dois gestores utilizaram suas redes sociais para comentar a cerimônia, ambos com discursos em defesa do fortalecimento das instituições e da democracia

João Campos, que também é presidente nacional do PSB, destacou em uma publicação que a posse é um "momento importante para reafirmar o papel fundamental do STF na defesa da Constituição e da democracia brasileira". Apenas João Campos publicou foto com Fachin, Raquel postou fotos da solenidade. 

"Em meio a um momento conturbado do Brasil, de ataques recentes à democracia e à justiça, o funcionamento pleno e independente das instituições é um dos grandes aliados na da nação", afirmou o prefeito.

Raquel Lyra, que estava em Brasília para a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e foi a única governadora do Nordeste a participar, afirmou que a posse "representa a reafirmação do compromisso com a instituição, a nossa Constituição e a democracia".

"Parabenizo o novo presidente, que com certeza fará um trabalho de fortalecer a Justiça brasileira, promovendo o equilíbrio entre os poderes", completou a governadora.

A solenidade no STF reuniu outras autoridades, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet. Os governadores que compareceram foram: 

  • Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro
  • Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul
  • Raquel Lyra (PSD), de Pernambuco
  • Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais
  • Ronaldo Caiado (UB), de Goiás