PT-PE confirma vinda de Lula para o Galo da Madrugada, no Carnaval do Recife

Carlos Veras anunciou a vinda de Lula para o Galo da Madrugada no Recife; João Campos teria convidado o presidente para evento

Otávio Gaudêncio

por Otávio Gaudêncio

Publicado em 29/01/2026, às 07h26 - Atualizado às 08h33

Imagem de Inteligência Artificial de Lula e Carlos Veras no Galo da Madrugada
PT-PE se reúne hoje às 14h

Nesta quarta-feira (29), Carlos Veras (PT), deputado federal e presidente estadual da sigla, confirmou a vinda do presidente Lula (PT) para o Galo da Madrugada.

O prefeito do Recife João Campos (PSB) havia convidado o presidente Lula.

A preocupação do grupo político de Raquel é de que o líder do executivo apareça somente com o prefeito, o que seria uma declaração pública de apoio apenas ao socialista.

Raquel, no entanto, também está de olho em qual será a escolha de candidato presidencial do PSD.

Hoje, o PT-PE se reúne para dar início às tratativas sobre as eleições.

Na manhã desta quinta-feira (29), o deputado federal de Pernambuco e presidente do PT no estado, Carlos Veras (PT), confirmou a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no bloco do Galo da Madrugada, no dia 11 de fevereiro. 

Em suas redes sociais, Veras declarou que "A festa vai ficar ainda mais animada com a participação do folião mais querido do Brasil. Em breve, a gente vai informar a programação completa. Aguardem!".

João Campos e Raquel Lyra disputam apoio petista

A presença possivelmente se deve ao convite do prefeito do Recife, João Campos (PSB). Há uma semana, o principal organizador do Carnaval recifense afirmou que convidou Lula para participar da celebração na capital pernambucana

"Eu cheguei a falar com o presidente sobre isso, da importância dele tentar vir no Carnaval. Eu até disse 'presidente, a subida do Galo é um negócio interessante', e ele disse 'como é isso?'. Ai eu expliquei a ele, porque ele não sabia que tinha mudado, que o Galo antes subia de madrugada e agora tem uma brincadeira. É uma coisa leve para acompanhar", disse.

Essa articulação pode ser um empecilho para a governadora Raquel Lyra (PSD) que ainda almeja estar no palanque duplo para as eleições, proposto por figuras do PT, como o ex-presidente do diretório estadual Doriel Barros e o deputado estadual João Paulo. 

Acontece que, se durante a visita ao estado, Lula for visto apenas com João Campos, o gesto pode ser interpretado pelo grupo da governadora como uma declaração de apoio apenas ao prefeito

Carlos Veras afirmou em entrevista à Rádio Folha, em janeiro de 2025, que não descartava a ideia de um palanque duplo. 

"Nós já vivemos isso em Pernambuco. É bom lembrar o saudoso Eduardo Campos pelo PSB e Humberto Costa pelo PT. Agora, se o PT tinha uma candidatura própria e construiu dois palanques, por que isso não poderia voltar a acontecer? Isso depende da conjuntura política", disse Veras.

PT nas eleições 

O Grupo de Trabalho Eleitoral do PT-PE se reúne às 14 de hoje, na sede do Diretório Estadual, para tratar das eleições gerais

A aliança com o PSB de João Campos é algo considerado natural, porém as opções do partido dependem da direção nacional e Lula.

Até agora, apenas o possível candidato do PSB e o ex-vereador Ivan Moraes (PSOL) declararam apoio ao presidente. A visão política do partido também é uma preocupação de Raquel Lyra, pois, ainda há chance do PSD lançar um candidato com mais afinidade com a direita à presidência.