Reunião entre Carlos Veras e Ivan Moraes ocorre em meio ao debate interno no PT sobre a formação de palanques para Lula e alianças no Estado
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 21/01/2026, às 13h02
Carlos Veras e Ivan Moraes discutiram cenário político e reeleição de Lula
Ivan defendeu frente democrática e união das forças de esquerda
Encontro ocorre em meio a debate no PT sobre múltiplos palanques em Pernambuco
João Paulo incluiu Ivan Moraes entre nomes cogitados para apoiar Lula
Pré-candidato ao governo de Pernambuco pelo PSOL, Ivan Moraes se reuniu nesta terça-feira (20) com o deputado federal Carlos Veras, presidente estadual do PT, para tratar do cenário político local e do alinhamento em torno da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A conversa ocorreu uma semana após o deputado estadual João Paulo (PT) defender publicamente a formação de até três palanques para Lula no Estado.
A proposta mencionada por João Paulo inclui, além de Ivan Moraes, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora Raquel Lyra (PSD), que disputa a reeleição. “Defendo, caso o prefeito do Recife seja candidato, que nós possamos ter não só dois palanques, mas até três. Vou conversar com nosso amigo ex-vereador Ivan Moraes para que ele se incorpore à luta pela reeleição do nosso presidente Lula”, afirmou o parlamentar.
Durante o encontro, Ivan Moraes sustentou a necessidade de consolidar, em Pernambuco, um campo político identificado com um projeto de esquerda, voltado aos desafios sociais do Estado e ao enfrentamento do avanço da extrema direita. No plano nacional, defendeu a convergência das forças democráticas em torno do atual presidente. “A conjuntura nos obriga a reconhecer que Luiz Inácio Lula da Silva é a única pessoa capaz de manter o país no rumo da democracia”, disse.
Ivan também entregou a Carlos Veras o cordel Bem Viver em Pernambuco: uma peleja coletiva em construção, utilizado como instrumento participativo na formulação de seu programa de governo, com possibilidade de contribuições abertas da população.
Eleito presidente do PT em Pernambuco após acordo entre diferentes correntes internas, Carlos Veras tem mantido diálogo institucional com o Governo do Estado e participado de agendas no Palácio do Campo das Princesas, especialmente para tratar de demandas da zona rural, base de sua atuação política ao lado do deputado estadual Doriel Barros, ambos ligados à Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco (Fetape).
No final de 2025, Veras afirmou que Raquel Lyra deveria se aproximar do presidente Lula. "Se ela quer continuar sendo governadora de Pernambuco, é melhor governar com Lula presidente. Então, se é melhor governar com Lula presidente, é bom que ela também nos ajude a reeleger Lula", afirmou.
Após a reunião, Veras afirmou que o apoio ao presidente é um ponto comum entre os principais atores da disputa estadual. “Os candidatos a governador de Pernambuco sabem da importância de ter Lula no comando do país e a prova é a parceria que ele mantém com a governadora, carreando muitos investimentos para o nosso estado”, declarou.