Deputado Carlos Veras criticou ausência de Raquel Lyra em visita presidencial e afirmou que Pernambuco precisa manter diálogo com o governo Lula
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 06/11/2025, às 14h28
Carlos Veras disse que Raquel Lyra errou ao se afastar do presidente Lula.
Parlamentar defendeu que a governadora busque aproximação com o governo federal.
Petista afirmou que é “melhor governar Pernambuco com Lula presidente”.
O deputado federal e presidente estadual do PT em Pernambuco, Carlos Veras, afirmou que a ausência da governadora Raquel Lyra (PSD) na última visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Estado foi um erro político. Em entrevista à Rede Pernambuco de Rádios, Veras defendeu que Pernambuco precisa manter diálogo e proximidade com o governo federal.
“Eu acho que foi uma escolha errada da governadora. Ela tem que enfrentar as questões. Sei que parte da base dela, que compõe o seu governo, tem pessoas que não gostam do presidente Lula, mas essa não é a questão. Agora é hora de governar Pernambuco, é hora de governar o Brasil”, afirmou o parlamentar.
Carlos Veras afirmou que a relação institucional com o governo federal é fundamental para garantir investimentos e resultados concretos no Estado. “Tenho dito que, se ela quer continuar sendo governadora de Pernambuco, é melhor governar Pernambuco com Lula presidente. Então, se é melhor governar com Lula presidente, é bom que ela também nos ajude a reeleger Lula”, disse.
A governadora teria uma agenda com o presidente Lula no Arquipélago de Fernando de Noronha. Inicialmente, seria no último fim de semana de outubro, depois remarcado para 8 de novembro. Mas, com a prioridade do Palácio do Planalto na COP-30, evento climático internacional, a agenda terá concentração em Belém-PA, sede da Conferência.
Durante a visita, o presidente participaria do lançamento de uma usina de energia solar, dentro do Projeto Noronha Verde, iniciativa da Neoenergia. O evento estava previsto para acontecer no Forte Nossa Senhora dos Remédios.
Até o momento, o Palácio do Planalto não informou se a visita será remarcada ou se a agenda presidencial em Pernambuco será retomada em outra data.

Lula esteve em Pernambuco no mês de agosto, quando entregou 599 títulos de regulamentação fundiária a família do bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife. A solenidade aconteceu ao lado do prefeito da capital pernambucana, João Campos (PSB).
Aproveitando a ausência da chefe do Palácio do Campo das Princesas em compromissos com Lula no estado, o provável adversário dela no próximo pleito se colocou como "soldado" do petista e tentar esvaziar a ideia de palanque duplo na disputa.
Ex-tucana, Raquel migrou para o PSD em março como parte do plano de se aproximar do governo federal. Foi incentivada por petistas do cenário nacional, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e quadros locais do partido, sobretudo do deputado João Paulo.
Leia também