Em etapa preparatória da COP30, ministra dos Povos Originários afirma que vozes dos povos devem ser ouvidas

Etapa realizada na Unicap reuniu ministra Sonia Guajajara, movimentos sociais e gestores locais para coletar contribuições dos territórios à COP30

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 25/10/2025, às 11h08

Imagem Em etapa preparatória da COP30, ministra dos Povos Originários afirma que vozes dos povos devem ser ouvidas

Etapa do Circuito dos Povos ocorreu na Unicap, Recife.

Ministra Sonia Guajajara destacou participação de territórios na COP30.

Temas incluíram proteção da Mata Atlântica, Caatinga e impactos urbanos.

Programa Jovem no Clima vai levar 36 jovens do Recife à conferência internacional.

O Recife sediou, na sexta-feira (24), uma das etapas do Circuito dos Povos, agenda preparatória para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro. O encontro foi realizado na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e contou com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, que destacou o papel das comunidades tradicionais na formulação das pautas ambientais a serem levadas aos organismos internacionais.

Segundo a ministra, a iniciativa busca garantir a participação direta dos territórios no processo de construção da conferência. “Esse é um espaço importante e inovador para garantir que a sociedade civil, os povos indígenas, as comunidades tradicionais e os diversos segmentos sociais possam participar de forma ativa e qualificada da construção da COP 30”, afirmou. 

Ela acrescentou que o levantamento das demandas locais será encaminhado à organização do evento internacional para "assegurar que as vozes dos povos estejam no centro das decisões sobre o clima”.

A vereadora e pré-candidata ao Senado, Jô Cavalcanti (Psol), integrou a organização do encontro no Recife e enfatizou a dimensão social da crise climática. “Os impactos da crise são diferentes nas comunidades, nas periferias, para os povos da floresta, do campo, para os territórios tradicionais. Por isso, reforçamos que não existe justiça climática sem justiça social”, disse.

Entre os temas discutidos estiveram a proteção dos remanescentes da Mata Atlântica e da Caatinga em Pernambuco e a criação de políticas voltadas à mitigação de eventos climáticos extremos em áreas urbanas, sobretudo em territórios periféricos e zonas de risco.

Encontro com João Campos

Ministra Sônia Guajajara vai à Prefeitura do Recife e se reúne com João Campos e secretário

Durante a passagem pela capital, a ministra também se reuniu com o prefeito João Campos (PSB) e o secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho

Nas redes sociais, o prefeito comentou a participação da juventude nas pautas ambientais e mencionou o programa Jovem no Clima, que levará 36 jovens do Recife para acompanhar a COP30.