Certificação federal reconhece cumprimento de protocolos de aleitamento e acolhimento no parto, com foco na atenção integral à mãe e ao recém-nascido
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 25/10/2025, às 08h22
HMR recebeu certificação de Hospital Amigo da Criança.
Selo é concedido pelo Ministério da Saúde e pelo Unicef.
Reconhecimento depende do cumprimento de protocolos de aleitamento e parto humanizado.
Prefeitura aponta aumento de financiamento e consolidação da unidade na rede municipal.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), visitou na sexta-feira (24) o Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, que recebeu a certificação de Hospital Amigo da Criança, concedida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O reconhecimento atesta o cumprimento de protocolos ligados ao aleitamento materno, parto humanizado e atenção à mulher e ao recém-nascido.
Durante a visita, o prefeito afirmou que a certificação reforça a atuação da unidade na rede municipal. “O Hospital da Mulher agora é um hospital amigo da criança. Recebemos esse selo internacional no dia de hoje e só temos a agradecer ao Governo Federal e a toda equipe da saúde do Recife”, disse.
Ele também mencionou que o selo possibilita novos protocolos e aumento do financiamento federal. Segundo a gestão, mais de 46 mil crianças já nasceram na unidade.
A certificação integra a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), promovida pelo Unicef e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para ser habilitado, o hospital deve cumprir dez passos obrigatórios relacionados ao incentivo à amamentação, além de capacitação contínua das equipes, cumprimento das normas de comercialização de alimentos para lactentes e acolhimento às mães no pós-parto imediato.
Representando o Ministério da Saúde, o secretário de Atenção Especializada, Mozart Sales, destacou o aporte federal destinado à instalação e manutenção dos serviços. “O ato que nós estamos fazendo aqui hoje é um reconhecimento do Ministério da Saúde do Brasil de que esse é um hospital diferenciado na qualidade do tratamento com as nossas crianças”, afirmou.
A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, também acompanhou a agenda e afirmou que a conquista é resultado da atuação conjunta das equipes. “Ser reconhecido como Hospital Amigo da Criança é o resultado de um trabalho coletivo, pautado na humanização e na qualidade da assistência”, declarou.