João Campos amplia atendimento e dobra número de vagas na Creche Escola Alto do Mandu

Unidade terá cinco novas salas, espaço inclusivo e capacidade para mais 160 crianças a partir de 2026. O investimento foi de R$ 1,64 milhão

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 24/10/2025, às 08h53 - Atualizado às 09h47

João Campos olhando uma parede da obra
João Campos em visita ao canteiro de obras. - Edson Holanda/PCR

A Creche Escola Municipal Alto do Mandu, na Zona Norte do Recife, está passando por uma transformação estrutural que visa ampliar significativamente o acesso à educação infantil na comunidade. Com as obras em andamento, a unidade dobrará sua capacidade de atendimento, passando das atuais 150 para 320 crianças dos grupos I ao V.

As intervenções incluem a construção de cinco novas salas de aula e de uma Sala de Recursos Multifuncionais, destinada ao atendimento de estudantes com deficiência.

“Nosso maior objetivo é garantir uma escola digna para todos e todas. A do Alto do Mandu é uma das unidades em expansão e, no início do próximo ano, vamos inaugurar esse espaço com mais 160 crianças estudando”, afirmou o prefeito João Campos (PSB) durante visita ao canteiro de obras.

Com investimento de R$ 1,64 milhão, a reforma está dividida em duas etapas: ampliação da área construída e requalificação dos espaços já existentes. A escola, que atualmente possui 441 m², chegará a 883 m².

Serão renovados ambientes como fraldário, berçários, lactário, cozinha e refeitório, além da adequação de acessibilidade, com novos banheiros adaptados, pisos táteis e desníveis nivelados.

A chefe da Secretaria de Educação, Cecília Cruz, destacou que a escolha das áreas atendidas (no Recife) segue critérios baseados em vulnerabilidade e demanda.

“Isso é importante [ampliar lugares já existentes] porque valorizamos o vínculo que a comunidade já tem com a escola, com a equipe e com os professores, garantindo que mais crianças possam usufruir desse espaço dedicado à educação infantil”, afirmou ela.

A expectativa é de que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2026.