Em discurso, governadora afirmou que não dará atenção a notícias falsas nas redes e disse não haver entraves à tramitação de projetos na Alepe
por Plantão Jamildo.com
Publicado em 19/01/2026, às 17h15
Raquel Lyra alertou sobre fake news em discurso durante evento da Polícia Militar
Governadora disse que eleição ocorrerá no tempo previsto e não pautará a gestão
Chefe do Executivo minimizou relatoria da oposição em projetos do governo
Matérias estratégicas começaram a tramitar na Alepe durante período extraordinário
Governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou estar atenta à circulação de informações falsas nas redes sociais e disse que não pretende pautar a agenda administrativa por conteúdos disseminados de forma inverídica, a nove meses do período eleitoral. A declaração foi feita nesta segunda-feira (19), durante discurso em evento da Polícia Militar, realizado na Escola de Magistratura de Pernambuco (Esmape), no Recife.
Ao se dirigir aos profissionais da corporação, a chefe do Executivo estadual mencionou diretamente a atuação de perfis em redes sociais e orientou que a busca por informações seja feita por canais institucionais.
“Nesse tempo que a gente vive agora, muitas fake news vão aparecer, muitas notícias inverídicas em páginas de Instagram. O que a gente precisa ter é discernimento, buscar as informações no lugar certo, com os nossos superiores”, afirmou.
Raquel Lyra disse ainda que o processo eleitoral ocorrerá dentro do calendário previsto e reforçou que a gestão seguirá concentrada nas prioridades administrativas. “A eleição vai acontecer no tempo certo. Tem um processo eleitoral que vai acontecer. Isso que é a beleza da democracia. Colocar o povo para escolher os seus governantes. Mas a gente não vai estar perdendo tempo com aquilo que não é prioridade para nós”, declarou.
A governadora também comentou a condução dos projetos enviados pelo Executivo à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), cuja relatoria na Comissão de Justiça estão sob responsabilidade de parlamentares da oposição. Segundo ela, o cenário não gera preocupação no Palácio do Campo das Princesas.
“Todos os projetos que mandamos para a Assembleia Legislativa foram votados e aprovados independentemente se o relator era da situação ou oposição. Vamos continuar trabalhando firmes para garantir que eles possam ser colocados em plenário e votados o mais rápido possível”, afirmou, citando, entre as matérias, a que trata da Lei Orçamentária Anual, que será pautado nesta terça-feira (20), na Comissão de Finanças.
As propostas consideradas estratégicas para o Estado foram encaminhadas ao Legislativo em 31 de dezembro, para análise durante o período extraordinário convocado pelo governo.
Na última semana, três projetos tiveram a tramitação iniciada na Comissão de Justiça: o que autoriza o refinanciamento da dívida estadual com bancos nacionais; o que permite a utilização de recursos do empréstimo de R$ 1,7 bilhão no Fundo de Desenvolvimento Social; e o que trata da transferência de R$ 180 milhões do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para o Executivo.