Concessão divide opiniões entre vereadores, que farão audiência pública sobre futuro da Compesa. O tema inspirou projeto de lei de deputado do PSB
por Clara Nilo
Publicado em 18/03/2025, às 17h15
A concessão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) será tema de discussão em Audiência Pública realizada na manhã desta quinta-feira (20), na Câmara Municipal do Recife.
O autor da audiência é o vereador Rinaldo Junior (PSB), escolhido pelo prefeito João Campos (PSB) como líder da bancada do PSB na Câmara do Recife.
"A água é um bem universal e é essencial para a vida de todos os seres humanos. Todavia, com uma possível privatização, cabe questionar como seria o atendimento às populações mais carentes de nossa cidade", justificou o vereador.
Na última segunda-feira (17), também sobre a possibilidade de privatização da Compesa, o deputado Waldemar Borges (PSB) apresentou um Projeto de Lei voltado para definir alguns pontos da proposta apresentada pelo Governo do Estado.
A PL, construída através de escutas públicas, também foi iniciativa do deputado Pedro Campos (PSB) e o PSB de Pernambuco. As audiências reuniram autoridades municipais, lideranças regionais e funcionários da COMPESA em Gravatá, Garanhuns e Afogados da Ingazeira.
De acordo com a proposta da gestão de Raquel Lyra, a iniciativa privada deverá distribuir a água e a e tratamento do esgotamento sanitário. Enquanto a Compesa irá produzir e armazenar a água a ser distribuída.
Para o deputado Waldemar, essa é a lista de preocupações: