Compesa retoma distribuição de água em Recife após fortes chuvas

Compesa retoma o fornecimento de água que havia sido suspenso devido às fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife nos últimos dias

Jamildo Melo

por Jamildo Melo

Publicado em 09/02/2025, às 07h53

As paralisações ocorreram devido à turbidez da água dos mananciais, inundações e problemas eletromecânicos decorrentes das chuvas - Divulgação
As paralisações ocorreram devido à turbidez da água dos mananciais, inundações e problemas eletromecânicos decorrentes das chuvas - Divulgação

Na sexta-feira, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já havia iniciado a retomada da distribuição de água nas áreas de morro de Recife.

O fornecimento foi suspenso devido às fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife nos últimos dias.

A medida segue o Protocolo de Segurança de Abastecimento de Água em áreas de morro, adotado para garantir a segurança dos sistemas de abastecimento e da população.

Monitoramento e inspeções

Após as chuvas, os técnicos da Compesa realizaram monitoramento intensivo e inspeções nos sistemas de abastecimento das áreas de risco identificadas pelas Defesas Civis municipais. Esse processo envolveu a verificação das redes de distribuição de água e a avaliação da integridade das áreas com equipamentos da rede.

Restabelecimento gradual

Com base nas análises, a Compesa iniciou o restabelecimento do fornecimento de água, seguindo o calendário de cada área. A regularização ocorre gradualmente até a completa pressurização da rede de abastecimento. Equipes estarão de plantão durante todo o final de semana para realizar eventuais reparos imediatos.

Áreas com fornecimento retomado

As áreas de morro que já tiveram o fornecimento de água retomado incluem:

Camaragibe: Areeiro, Alto Santo Antônio, Alberto Maia, Sítio Fantainha.

Goiana: Ponta de Pedras.

Jaboatão dos Guararapes: Alto do Vento, Cascata, Cavaleiro, Centro, Curado I, parte do Curado IV e Curado V, Dois Carneiros, Floriano, Jardim Jordão, Santo Aleixo, Socorro, Sucupira, URs 06 e 11, Vila Rica, Zumbi do Pacheco.

Olinda: Águas Compridas, Alto da Bondade, Alto da Nação, Alto do Cajueiro, Alto do Sol Nascente, Amaro Branco, Bonifácio Jansen, Bonsucesso, Bultrins, Córrego do Abacaxi, Córrego do Gibraltar, Guadalupe, Monte (parte alta), V8, Varadouro.

Recife: Brejo da Guabiraba (parte), Brejo de Beberibe (parte), Córrego do Jenipapo (parte), Coqueiral, Dois Unidos, Guabiraba, Macaxeira (parte), Nova Descoberta (parte), Pacheco, Passarinho (exceto Córrego da Bica), Sítio do Pintos, UR-7 Várzea. Água Fria, Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Alto Santa Terezinha, Beberibe, Bomba do Hemetério, COHAB, Jordão, Lagoa Encantada, Linha do Tiro, Milagres, Morro da Conceição, Passarinho, Peixinho, Três Carneiros, Ibura (Cohab, UR 1, UR 2, UR 3, UR 4, UR 5, UR 10, UR 12), Vasco da Gama, Comunidade do Alto do Eucalipto.

Paulista: Maranguape 1 (parte alta).

Áreas com restabelecimento previstos

Para a próxima terça-feira (11), a Compesa prevê o restabelecimento do fornecimento de água no Córrego da Bica, Passarinho, Alto Nossa Senhora de Fátima e Alto do Eucalipto, Vasco da Gama.

Sistemas ainda inoperantes

Atualmente, 9 unidades operacionais de água permanecem paralisadas nas cidades de Aliança, Recife, Camaragibe, Garanhuns, Goiana, Itaquitinga, Paulista, Timbaúba e Vicência. As paralisações são devido à turbidez da água dos mananciais, inundações e problemas eletromecânicos decorrentes das chuvas.