Pesquisa eleição em Goiana: Marcílio Régio lidera disputa contra Eduardo Batista

Pesquisa mostra vantagem do aliado de Eduardo Honório, o ex-vice-prefeito Marcílio Régio

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 21/03/2025, às 09h37 - Atualizado às 11h00

Eduardo Batista e Marcílio Régio disputa Prefeita de Goiana - Reprodução
Eduardo Batista e Marcílio Régio disputa Prefeita de Goiana - Reprodução

Antes do período de convenções partidárias em Goiana, o Instituto Simplex divulgou uma pesquisa de intenções de votos na disputa pela Prefeitura da cidade.

O levantamento demonstrou vantagem para o ex-vice-prefeito de Goiana Marcílio Régio (PP) contra o prefeito interino e presidente da Câmara Municipal, Eduardo Batista (Avante).

Apesar de ambos terem apoiado o nome de Eduardo Honório (União Brasil) na primeira eleição municipal de Goiana, o ex-prefeito da cidade escolheu endossar a candidatura de Marcílio, seu ex-vice.

No cenário estimulado, Marcílio Régio tem 40% das intenções de voto, enquanto Eduardo Batista fica com 30,1% do eleitorado da cidade.

Ainda no início da disputa, 15,2% do público cita que votaria branco/nulo ou em nenhum dos candidatos. 14,7% não soube ou não quis responder.

Quando o nome dos adversários é citado junto aos respectivos políticos que apoiam suas candidaturas, a vantagem de Marcílio oscila para cima minimamente, com apenas 0,6% de diferença quando agregado ao nome de Honório.

O endosso de Sebastião Oliveira também não parece trazer grandes vantagens para Eduardo Batista, que pontua em exata mesma quantidade.

A baixa diferença do apoio de Honório ao nome de Marcílio confunde, já que 85,7% avalia positivamente sua atuação como prefeito de Goiana. 4,5% avaliação negativamente. 8,7% citou a gestão como regular.

Mesmo que a vantagem seja do candidato do PP, o levantamento da Simplex aponta uma boa avaliação da gestão de Eduardo Batista como prefeito de Goiana.

48,2% avalia positivamente o trabalho de Batista, enquanto 10,8% cita ser ruim/muito ruim. 21,1% declara achar regular, 12,1% não soube ou não quis responder.

Rejeição dos candidatos

Quanto ao nível de rejeição de Eduardo e Marcílio, a opção “poderia votar” de ambos os políticos é semelhante, o que prejudica o prefeito interino no levantamento é índice de “jamais votaria” e de “votaria com certeza”.

Isso porque os eleitores que alegam que votariam com certeza em Marcílio são mais de dez pontos percentuais da mesma categoria para Eduardo Batista.

Enquanto isso, o número de questionados que cita jamais votar em Batista é mais de nove pontos percentuais acima.

Veja os números:

Eduardo Batista

  • Votaria com certeza: 22,5%
  • Poderia votar: 39,7%
  • Não o conheço suficiente: 0,8%
  • Jamais votaria: 32,4%
  • NS/NR: 4,6%

Marcílio Régio:

  • Votaria com certeza: 32,9%
  • Poderia votar: 37,6%
  • Não o conheço suficiente: 1,2%
  • Jamais votaria: 23,2%
  • NS/NR: 5,1%

Maioria desaprova gestão de Raquel Lyra

Apesar de poder endossar ambos os candidatos, tudo indica que Raquel possa se envolver pouco na disputa pela Prefeitura de Goiana.

Isso porque, mesmo que fosse aliada de um prefeito com avaliação alta, prevalece a desaprovação pela administração da governadora.

47,3% do eleitorado afirma desaprovar a atuação do Governo Estadual, enquanto 40,4% declara gostar do trabalho de Raquel. 12,3% não soube ou não quis responder.

Sobre a Pesquisa

O levantamento entrevistou 400 eleitores entre os dias 13 e 14 de março. A margem de erro é de 4,89%, com grau de confiança de 95%.