Metroviários colocaram outdoors criticando Lula e devem acompanhar o presidente em sua visita a Salgueiro para criticar concessão. Grupo ameaça greve
por Cynara Maíra
Publicado em 28/05/2025, às 10h41 - Atualizado às 11h51
Metroviários do Recife irão aproveitar a visita do presidente Lula (PT) a Salgueiro nesta quarta-feira (28) para pressionar o Líder do Executivo sobre a concessão do Metrô do Recife.
Além de marcarem presença nos locais em que Luiz Inácio Lula da Silva terá agenda, o grupo do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) adicionaram painéis de LED tanto em Salgueiro quanto em Cabrobó, locais em que Lula deve passar em sua viagem.
Na imagem, há uma foto do presidente escrito “Lula, Bolsonaro privatizou o Metrô de BH. Teu governo vai entregar o Metrô do Recife? Lula, cumpra sua palavra de campanha! Metrô público: se privatizar, vai piorar! O que o metrô precisa é de investimento, não de venda!”.
Os membros do sindicato cogitam iniciar uma greve para protestar contra a publicação da resolução CPPI nº 324, que prevê a transferência da operação do Metrô do Recife ao Governo de Pernambuco, o que deve se encaminhar para uma concessão privada.
A possibilidade de paralisação deve ser debatida nos próximos dias com a categoria.
A resolução aprovada pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), publicada no último dia 22, estabelece as diretrizes para a concessão da CBTU Recife ao setor privado.
Entre os pontos, estão a transferência de ativos federais ao Estado de Pernambuco e a posterior operação por meio da iniciativa privada. A medida é similar ao processo que resultou na concessão do metrô de Belo Horizonte.
A decisão federal causou insatisfação entre os metroviários. O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, declarou que a categoria recebeu a resolução com indignação e que o processo representa um “ataque frontal aos direitos dos trabalhadores e ao transporte público”. Segundo ele, “o metrô precisa de investimentos e concursos públicos, não de venda”.
A entidade afirma que pretende dialogar com a gestão Raquel Lyra para pedir que não leve adiante o processo. O sindicato sustenta que a privatização pode resultar em aumento de tarifas, fechamento de estações e descontinuidade de serviços como a Linha Diesel, que atende regiões com menor infraestrutura urbana.
A direção sindical afirmou que pretende acionar frentes jurídicas, políticas e sociais, além de agendar uma audiência pública na Câmara do Recife, marcada para novembro. O foco é garantir a participação dos trabalhadores em todas as etapas do processo.
O Sindmetro-PE ainda não definiu uma data para eventual paralisação, mas indicou que todas as possibilidades estão em avaliação. A entidade exige que o governo federal reveja a decisão e reforce os investimentos na operação pública do sistema.
A visita de Lula a Salgueiro faz parte da agenda do projeto Caminhos da Água, que prevê a assinatura da ordem de serviço para a duplicação da Estação de Bombeamento EBI-3, no Ramal do Salgado. A obra está inserida no Novo PAC e visa beneficiar cerca de 8,1 milhões de pessoas em quatro estados do Nordeste.
A governadora Raquel Lyra (PSD) também estará presente no evento, que ocorre às 11h30 desta quarta-feira. Possível adversário de Raquel em 2026, o prefeito João Campos (PSB) confirmou presença.