Lula retorna a Pernambuco com agenda na área da saúde, Transnordestina deve ficar para depois

Lula deve chegar em Pernambuco nesta semana para segunda visita no ano. Apesar de polêmicas sobre transnordestina, presidente deve focar na pauta da saúde

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 11/08/2025, às 08h30 - Atualizado às 09h06

Lula deve vir para Pernambuco nesta semana - Foto: Ricardo Stuckert
Lula deve vir para Pernambuco nesta semana - Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula (PT) desembarca em Pernambuco na sexta-feira (15) para sua segunda agenda no estado em 2025. Segundo informações recebidas pelo Jamildo.com, o presidente deve focar na área da saúde, com anúncios relacionados com a área de oncologia e com a fábrica da Hemobrás, em Goiana, na Zona da Mata Norte. 

 A primeira visita do petista ocorreu em maio, quando anunciou a ampliação do abastecimento de água a partir da transposição do Rio São Francisco.

No atual roteiro, o presidente deve evitar tratar do repasse da operação do Metrô do Recife ao Governo de Pernambuco, tema que provocou críticas de metroviários e mobilizou protestos na agenda anterior. O Jamildo.com já tinha informado sobre a possibilidade de que o repasse do controle do Metrô do Recife ocorra em setembro

Ainda este ano, Lula deve retornar para uma terceira visita. Segundo o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), o presidente deve vir em outubro para assinar a retomada das obras do trecho pernambucano da Transnordestina.

A nova passagem por Pernambuco ocorrerá pouco depois da demissão do ex-deputado federal Danilo Cabral (PSB) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A saída foi interpretada como resposta a pressões políticas do Ceará.

Última visita de Lula a Pernambuco

Em 28 de maio, Lula esteve em Salgueiro, no Sertão Central, para assinar a ordem de serviço da duplicação da Estação de Bombeamento EBI-3, obra do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

A cerimônia reuniu ministros, a governadora Raquel Lyra (PSD), parlamentares e prefeitos da região. A ampliação da EBI-3 deve beneficiar mais de 8 milhões de pessoas em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A agenda anterior também teve manifestações do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), que contestam a transferência da operação do Metrô do Recife para o Estado, com posterior concessão à iniciativa privada.