Guilherme Boulos reforça pré-candidatura de Jô Cavalcanti ao Senado em 2026

Deputado federal cita ofensiva bolsonarista na disputa pelo Senado e defende representatividade de mulheres negras no Congresso Nacional

Plantão Jamildo.com

por Plantão Jamildo.com

Publicado em 10/08/2025, às 11h31 - Atualizado às 11h42

Guilherme Boulos e Jô Cavalcanti - DIVULGAÇÃO/ JO CAVALCANTI
Guilherme Boulos e Jô Cavalcanti - DIVULGAÇÃO/ JO CAVALCANTI

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) gravou um vídeo ao lado da vereadora do Recife Jô Cavalcanti (PSOL-PE) para reforçar a pré-candidatura dela ao Senado em 2026. No conteúdo, destinado às redes sociais da parlamentar, Boulos destacou a importância de ter representantes como Jô no Congresso Nacional — mulher, negra, da classe trabalhadora, com trajetória no movimento social e perfil combativo da esquerda.

Segundo Boulos, a eleição para o Senado em 2026 deve ser um dos focos centrais da disputa, sobretudo pela ofensiva bolsonarista que deseja ter maioria na Casa, que elegerá dois terços nas Eleições 2026 e poderão, dentre outras atribuições, articular o julgamento de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal e alterações constitucionais.

O encontro entre os dois ocorreu na quinta-feira, 7 de agosto, quando participaram também do PodJá — podcast do Jamildo. Durante a entrevista, Boulos ressaltou a trajetória de Jô Cavalcanti na Casa José Mariano. “Vereador que vem de movimento de moradia já teve muitos, mas vereadora que vem da luta por moradia e ainda é camelô, é a primeira do Brasil, Jô Cavalcanti”, disse.

Boulos e Jô têm relação política de mais de uma década, construída a partir da atuação conjunta no Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), com participação em ocupações e ações de mobilização social. Para o PSOL, a presença de Jô na disputa ao Senado representa a defesa de pautas ligadas à moradia, aos direitos trabalhistas e à ampliação da representatividade de mulheres negras na política.

Deputado federal Guilherme Boulos e vereadora Jô Cavalcanti

Jô Cavalcanti pré-candidata ao Senado

O Diretório Estadual do PSOL em Pernambuco oficializaram em junho o nome da vereadora Jô Cavalcanti a disputar uma vaga na Casa Alta. A escolha da parlamentar já era cogitada por lideranças e dirigentes do partido.

Segundo Samuel Herculano, presidente estadual do PSOL, a vereadora tem apoio unânime dentro da legenda. "Não houve divergências sobre a indicação de Jô Cavalcanti para concorrer ao Senado. É uma liderança de luta, com longa trajetória nos movimentos sociais, na luta por moradia, trabalho digno, contra o racismo e o machismo", afirmou.