Alepe faz homenagem para Eduardo Campos após dia que completaria 60 anos e semana que marca falecimento

No domingo (10), Eduardo Campos faria 60 anos. Ainda na quarta (13), fazem 11 anos do falecimento do ex-governador de Pernambuco

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 11/08/2025, às 07h37 - Atualizado às 08h09

Eduardo Campos completaria 60 anos no domingo (10), falecimento do ex-governador faz 11 anos na quarta (13) - Reprodução
Eduardo Campos completaria 60 anos no domingo (10), falecimento do ex-governador faz 11 anos na quarta (13) - Reprodução

No domingo (10), Dia dos Pais, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), familiares e membros do PSB homenagearam o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que faria 60 anos na data.

Três dias depois, na próxima quarta-feira (13), serão lembrados os 11 anos do acidente aéreo que gerou o falecimento do ex-governador e interrompeu a campanha de Eduardo à Presidência da República, em 2014.

As homenagens começaram no sábado (9), durante a tradicional missa de São Lourenço Mártir, na cidade de São Lourenço da Mata, onde Eduardo participava anualmente das celebrações.

O prefeito do Recife, João Campos, esteve presente com a mãe, Renata Campos, os irmãos e a namorada, a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP). A cerimônia contou  com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos) e do prefeito Vinícius Labanca (PSB).

Durante a missa, João Campos falou que, em 2014, foi naquele município que encontrou o pai pela última vez. O prefeito de São Lourenço, Vinícius Labanca, também prestou homenagem, lembrando a atuação de Eduardo na cidade e citando obras e ações realizadas durante sua gestão no governo estadual.

Sessão solene na Alepe

Nesta segunda-feira (11), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove sessão solene unificada com os temas “PSB: 78 anos em defesa das causas do povo” e “Eduardo Campos: 60 anos de legado, sonhos e coragem”. A iniciativa é dos deputados Sileno Guedes (PSB) e Diogo Moraes (PSB) e está marcada para 18h, no plenário da Casa.

A solenidade deve reunir lideranças do PSB, parlamentares de diferentes partidos e familiares do ex-governador.

Eduardo foi deputado estadual, deputado federal, ministro da Ciência e Tecnologia e governador de Pernambuco por dois mandatos consecutivos. Em 2010, foi reeleito com mais de 80% dos votos no primeiro turno, resultado que o projetou como candidato à Presidência da República quatro anos depois.

O acidente de 2014

Eduardo Campos morreu em 13 de agosto de 2014, aos 49 anos, na queda de uma aeronave em Santos (SP), durante a campanha presidencial.

Além dele, seis pessoas que integravam a equipe de campanha e a tripulação também faleceram. A tragédia teve repercussão nacional e afetou diretamente o cenário político daquele ano, forçando a reorganização da chapa do PSB.

A morte do ex-governador ocorreu a menos de dois meses da eleição.