Primeiros nomes do secretariado de João Campos em 2025 são revelados. Prefeito mantém nomes de gestão anterior na Prefeitura do Recife; confira
por Cynara Maíra
Publicado em 23/12/2024, às 07h16
Com pouco mais de uma semana para posse de João Campos (PSB) como prefeito do Recife em segundo mandato, o gestor começa a divulgar os primeiros nomes do novo secretariado do socialista.
No domingo (22), a Prefeitura do Recife anunciou o nome dos três primeiros secretários que irão integrar a administração de João Campos a partir de 2025.
Campos parece querer cumprir a ideia de "não mexer em time que está ganhando" que afirmou em conversa com a imprensa na inauguração do Pontilhão da Rua Amélia.
Apesar de já ter citado que existe possibilidade de integrar vereadores eleitos em seu governo, os três primeiros nomes revelados do primeiro escalão da Prefeitura do Recife já integram a gestão de João Campos.
A Prefeitura do Recife revelou a manutenção do jornalista Gilberto Prazeres como líder do Gabinete de Imprensa e de Fred Amancio na Secretaria de Educação do município.
A principal mudança será para Pâmela Alves. Atual secretária-executiva de Saúde, a administradora de formação assumirá a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome.
Fred Amancio é formado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE) e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Amancio tem pós-graduação em Economia Aplicada à Gestão Fiscal, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, e MBA em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás, pela FGV do Rio de Janeiro.
Durante sua gestão na Secretaria de Educação do Recife, implementou programas como o Embarque Digital, Recife no Mundo, Olimpíada de Matemática e Primeiras Letras.
Auditor fiscal de carreira, Fred acumula passagens como secretário de Saúde, de Planejamento e de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco, além de ter presidido o Complexo Industrial Portuário de Suape.
Pâmela Alves, por sua vez, é formada em Administração pela UFPE e tem pós-graduação em Gestão Pública pela UPE. Atualmente, exerce o cargo de secretária-executiva de Saúde no Recife, em que é responsável pela coordenação dos distritos sanitários.
Pâmela também já atuou como secretária de Turismo e Lazer da cidade e como secretária-executiva do Pacto Pela Vida no Governo de Pernambuco.
Gilberto Prazeres, jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), já atuou como secretário-executivo de Imprensa no Governo de Pernambuco e tem passagens por veículos de rádio, TV e imprensa escrita e digital.
À frente do Gabinete de Imprensa do Recife nos últimos anos, criou a TV Conecta Recife.
Já no sábado (21), a Prefeitura encaminhou um projeto de lei para Câmara de Vereadores da cidade para reestruturar o sistema administrativo da cidade.
A proposta de João Campos prevê mudanças na área de segurança pública, com o fim da Secretaria de Segurança Cidadã e a criação da Secretaria de Ordem Pública e Segurança. A nova pasta abrigaria o Centro de Operações da Prefeitura (COP), a Guarda Municipal e a CTTU.
A proposição também indica o desmembramento das Secretarias de Articulação Política e Social e Relações Institucionais de dentro da Secretaria de Governo.
Com a alegação de que garantiria a ampliação de atividades de inclusão e políticas integradas, também há o objetivo de criar a Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz. O Compaz, atualmente na Secretaria de Segurança Cidadã, entraria nesta pasta.
Leia também
@blogdojamildo