Prefeitura do Recife levará alunos vencedores de Olimpíada para NASA; entenda

Premiação da Prefeitura do Recife ocorrerá na próxima segunda-feira (02). Alunos e professores selecionados em Olimpíada irão para os EUA como prêmio

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 30/11/2024, às 11h33

OMR foi lançada em 2023 - Paulo Melo/PCR
OMR foi lançada em 2023 - Paulo Melo/PCR

Na próxima segunda-feira (02), a Prefeitura do Recife realiza a premiação da Olimpíada de Matemática da Rede Municipal (OMR) 2024. 

O evento previsto pra ocorrer às 17h, no Armazém 14, localizado na Avenida Alfredo Lisboa, celebrará o desempenho de estudantes, professores e gestores da rede pública que se destacaram na competição municipal.

Alunos premiados ganharão viagem para os EUA

Os três primeiros colocados de cada categoria, voltada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, serão premiados com uma viagem a Orlando, nos Estados Unidos. Dois professores e um gestor também receberão o mesmo prêmio como forma de  reconhecimento por sua contribuição à educação.

O objetivo da viagem internacional é garantir que os alunos e profissionais da educação possam visitar a sede da NASA (National Aeronautics and Space Administration, ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço). No local, os estudantes terão a oportunidade de explorar parques temáticos.

A Olimpíada de Matemática da Rede Municipal do Recife foi criada em 21 de agosto de 2023, já na gestão do Prefeito João Campos (PSB). Já na primeira edição, os alunos vencedores também puderam visitar a NASA e o parque da Disney, em Orlando (EUA). 

Criação da Olimpíada de Matemática da Rede Municipal

Quando lançou a Olimpíada em 2023, João Campos relembrou a criação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) pelo ex-governador Eduardo Campos e o presidente Lula (PT). 

"Eu tinha a obrigação de fazer isso como Prefeito do Recife, pois as realidades completamente distintas se aproximam quando existe uma educação fortalecida. A gente sabe que se um aluno olha ao redor e vê que na família dele não tem ninguém com curso superior, ninguém com uma formação diferente, ele vai achar que aquilo não é um espaço para ele. Mas quando apresentamos oportunidades, mostramos que é possível e que ele pode ser o que quiser. A viagem internacional para conhecer a NASA representa isso”, afirmou o prefeito no lançamento da OMR. 

Organizada pela Secretaria de Educação do Recife, a OMR busca despertar o interesse pela matemática, valorizar o talento dos estudantes e estimular a busca por excelência acadêmica.

@blogdojamildo