Prefeitura do Recife inicia comemorações de Natal com instalação das decorações na cidade

Decoração de Natal já termina de ser posta pela Prefeitura do Recife nas principais áreas da cidade

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 28/11/2024, às 11h42

Decoração natalina termina de ser adicionada nas ruas do Recife - Marlon Diego/ PCR Imagem
Decoração natalina termina de ser adicionada nas ruas do Recife - Marlon Diego/ PCR Imagem

A partir deste domingo (1º), o Recife inicia as celebrações do Natal com a iluminação de ruas, praças e avenidas, além de um concerto especial no Parque Dona Lindu.

Sob a regência do maestro Lanfranco Marceletti Jr., a Orquestra Sinfônica do Recife se apresenta ao lado de Antonio Nóbrega, marcando o início das festividades.

A cidade recebeu mais de 384 mil metros de mangueiras e cordões de LED, que iluminam locais como os parques Dona Lindu, Tamarineira e Graças, além da Rua da Aurora e bairros como Boa Viagem e Derby.

A tradicional árvore de Natal, com 45 metros de altura, está sendo instalada na Avenida Agamenon Magalhães, próxima ao Hospital da Restauração. A estrutura conta com 37 mil metros de iluminação em LED, complementada por refletores e elementos decorativos dourados.

Na Avenida Boa Viagem, a decoração inclui estruturas iluminadas em formato de anjos e bolas, além de árvores de Natal no Segundo Jardim.

Na Av. Rio Branco, conhecida pela tradição dos espaços natalinos, receberá uma vila cenográfica com fachadas temáticas, túnel luminoso e um presépio. A via também será palco para encontros com Papai Noel, promovidos em parceria com a Coca-Cola.

  • Veja o quinto episódio do "PodJá-O Podcast do Jamildo": 

Concerto e programação cultural

O concerto de abertura do ciclo natalino será gratuito e começa às 18h no Parque Dona Lindu. O repertório inclui obras de compositores como Bach, Capiba e Villa-Lobos, além de peças autorais de Antonio Nóbrega.

Será uma apresentação especial, marcada por arranjos de Nilson Lopes e pela participação do bandolinista Marco César”, destacou o maestro Marceletti.

Antonio Nóbrega também celebrou a oportunidade. “Apresentar-me com a Orquestra Sinfônica do Recife, em um espaço público, é algo muito especial”, afirmou o artista.

As festividades seguem ao longo de dezembro, com eventos nos parques Dona Lindu, Tamarineira e Graças, além da Avenida Rio Branco e Rua da Aurora. A programação inclui autos de Natal, pastoris, cirandas e outras manifestações culturais ligadas ao ciclo natalino.

Encerramento e preparação para 2025

O ciclo natalino culmina no dia 6 de janeiro, com a tradicional Queima da Lapinha, que simboliza a passagem para os preparativos do Carnaval. Antes disso, o Recife também promove festas de réveillon em locais como a orla de Boa Viagem, a Lagoa do Araçá e o Morro da Conceição.

Com 1.500 elementos decorativos espalhados pela cidade, o Recife convida moradores e visitantes a celebrar o Natal e renovar esperanças para o ano novo.

@blogdojamildo