Caderneta Digital da Criança da Prefeitura do Recife é lançada com promessa de replicação em outras cidades

Lançada pela Prefeitura do Recife na quinta (19), a Caderneta Digital da Criança deve ser replicada em outras cidades e pelo Governo Federal

Cynara Maíra

por Cynara Maíra

Publicado em 20/12/2024, às 08h45

Prefeitura do Recife lançou Caderneta Digital da Criança na quinta (19) - Edson Holanda/Prefeitura do Recife
Prefeitura do Recife lançou Caderneta Digital da Criança na quinta (19) - Edson Holanda/Prefeitura do Recife

O Recife se tornou a primeira capital do país a lançar a Caderneta da Criança em formato digital.

A iniciativa, apresentada na quinta-feira (19), integra dados de diversas secretarias municipais e disponibiliza, de forma gratuita e acessível, as informações e funcionalidades presentes na versão física do documento, além de outros serviços. 

O lançamento da Caderneta da Criança do Recife ocorreu no edifício-sede da Prefeitura.

"É importante integrar as políticas públicas. Juntar a educação, a saúde, a assistência, de forma prática e efetiva", afirmou o prefeito João Campos. O líder do Executivo ainda afirmou que ampliar as oportunidades para população deve ser o papel das ferramentas digitais no serviço público. 

Funcionalidades e Integração de Dados

A versão digital da Caderneta da Criança do Recife permitirá que pais e responsáveis acessem informações sobre saúde, vacinação, educação e assistência, relacionadas ao crescimento e desenvolvimento de crianças até dez anos, além de oferecer suporte a gestantes com acompanhamento pré-natal.

A ferramenta integra dados e serviços das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, além de dados nacionais, como o CadÚnico.

O objetivo é melhorar a experiência das famílias, fortalecer os cuidados com a primeira infância e o acesso aos direitos fundamentais das crianças e serviços da Prefeitura.

Parceria e Expansão Nacional:

Desenvolvida em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação do Recife e com apoio técnico do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), a Caderneta da Criança do Recife será integrada ao Conecta Recife, plataforma digital de serviços e eventos da gestão municipal. 

Essa parceria vai permitir a abertura dos dados gerados pela Caderneta, fazendo com que o Grupo de Trabalho da Primeira Infância (GT Primeira Infância) e o CIEB disponibilizem o modelo para o Governo Federal, permitindo também que outros municípios do Brasil se inspirem, adaptem a ferramenta às suas respectivas realidades, e possam utilizar essa ferramenta digital, fortalecendo iniciativas locais de atendimento à primeira infância, contemplando crianças até os dez anos de idade”, ressaltou Fred Amancio, secretário de Educação do Recife.

Julia Sant'Anna, diretora-presidente da CIEB, destacou o potencial da iniciativa para outras cidades: "Isso, que está sendo feito com muita inovação no Recife, pode servir para outros municípios que não tenham um processo tão maduro em relação ao governo digital", disse.

Julia também ressaltou como a característica da plataforma estar em código aberto permite a adaptação para diversas cidades e necessidades. 

Formato da Caderneta Digital

O ambiente digital da Caderneta da Criança do Recife foi desenvolvido com interface interativa, inspirada em plataformas como WhatsApp, Instagram e chats com inteligência artificial.

A navegação facilitada permitirá que pais e responsáveis façam perguntas e interajam com a inteligência artificial, treinada para enviar respostas coerentes com os materiais oficiais da Caderneta e temáticas específicas, desde a gestação até os dez anos de idade.

A Caderneta da Criança do Recife oferecerá acompanhamento detalhado do desenvolvimento infantil, com dados como peso e altura, além de “pílulas do conhecimento”, conteúdos educativos desenvolvidos com as Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos.

Essas pílulas irão abordar temas como amamentação, cuidados com a saúde, conhecimento pedagógico e benefícios sociais, com informações sobre programas e auxílios.

A versão digital também trará os marcos do desenvolvimento infantil, com base na ciência e nas informações da Caderneta física, incluindo reações e reflexos das crianças por mês de vida e a capacidade de engatinhar a partir do sexto mês.

Segundo a Prefeitura do Recife, a integração de dados e serviços visa fortalecer as políticas públicas para a primeira infância e o apoio às famílias.

@blogdojamildo