Governo de PE lança Plano de Adaptação e Resiliência Climática em conferência internacinonal sobre o tema

O lançamento foi na 19ª Conferência Internacional sobre Adaptação Comunitária às Mudanças Climáticas, sediado pela primeira vez na América Latina

Clara Nilo

por Clara Nilo

Publicado em 12/05/2025, às 15h22 - Atualizado às 16h11

O evento acontece até a próxima sexta-feira (16) - Miva Filho/Secom
O evento acontece até a próxima sexta-feira (16) - Miva Filho/Secom

O Governo do Estado lançou o Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática de Pernambuco (PEAR-PE) na abertura da 19ª Conferência Internacional sobre Adaptação Comunitária às Mudanças Climáticas (CBA19). O evento aconteceu no Recife, marcando a primeira vez que a América Latina recebe o CBA19, que é promovido pelo Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED). 

O objetivo do encontro, que segue até a próxima sexta-feira (16), é discutir como se pode "impulsionar a ambição por um futuro resiliente ao clima". Durante a abertura do evento, o plano governamental, dividido em 12 etapas, foi apresentado pela vice-governadora Priscila Krause (PSD).

“Com foco em territorialidade, equidade social e justiça climática, o plano vai integrar ciência participativa e inteligência artificial, assegurando a inclusão de povos originários, mulheres e comunidades tradicionais em todas as regiões do Estado", explicou a vice-governadora. 

"A proposta garantirá representatividade, valorizando saberes tradicionais e orientando ações para reduzir a vulnerabilidade das populações mais expostas aos riscos climáticos, assegurando, cientificamente, que nossas políticas públicas incorporem os desafios do presente e do futuro”, completou ela durante o evento.

Entre as 12 etapas principais do plano, destacam-se:

  • O diagnóstico climático atual e futuro;
  • A análise de risco e mapas temáticos;
  • As estratégias de adaptação definidas por território;
  • A consolidação de um plano com ações priorizadas;
  • A capacitação de recursos humanos;
  • A produção de relatórios técnicos e publicações científicas.

O Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática de Pernambuco foi desenvolvido através de uma parrceria entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas), a Fundação Fade-UFPE e o sistema AdaptaBrasil/MCTI.