Em dia de protestos nas escolas estaduais, Ebinho Florêncio, ex-vereador do Recife e irmão do deputado Wanderson Florêncio, entra na gestão Raquel
por Jamildo Melo
Publicado em 27/03/2025, às 13h19 - Atualizado às 13h52
Sem alarde, a vice-governadora Priscila Krause (PSDB) nomeou Ebinho Florêncio para o cargo em comissão, sem concurso, de gerente de Infraestrutura Esportiva da Secretaria Estadual de Educação. Ou seja, o político irá cuidar dos prédios das escolas estaduais.
Ebinho Florêncio (REDE) foi vereador do Recife até dezembro de 2024, mas não foi reeleito.
Ele é irmão do deputado estadual Wanderson Florêncio (SD), um dos principais defensores da governadora na Assembleia Legislativa.
Boatos infundados diziam que Ebinho ia ser nomeado gestor do Centro Esportivo Santos Dumont, do Estado. Alguns menos informados chegaram a publicar como notícia.
A nomeação, contudo, era na Secretaria Estadual de Educação, conforme informa o site Jamildo.com.
Não é o primeiro parente direto que Wanderson Florêncio emplaca no Estado.
A esposa de Wanderson Florêncio, Sávia, foi nomeada como gestora do Parque Dois Irmãos, do Estado. A nomeação gerou protestos.
No instagram, Sávia Florêncio se apresentava como “jornalista, advogada, empresária, mulher de Deus, esposa e mãe amada”.
Em uma carta aberta endereçada à secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Ferreira, o Conselho Gestor do Parque Estadual de Dois Irmãos solicitou a revogação da exoneração da gestora anterior, Marina Falcão, que estava no cargo desde maio de 2023.
Até agora a governadora Raquel Lyra (PSD) não respondeu o pleito dos ambientalistas.
No começo de sua administração Raquel Lyra foi criticada por focar em quadros mais técnicos. Não chamou um único deputado para seu secretariado. Pouco mais de um ano antes das eleições estaduais de 2026, essa realidade mudou. Pastas e autarquias vão para as mãos de indicações políticas. A mais simbólica é a chegada do deputado Kaio Maniçoba, do PP, na secretaria de Turismo e Lazer.
Maniçoba foi o primeiro deputado estadual em atividade a assumir um cargo de Primeiro Escalão no Governo Raquel Só este marco já representa uma inflexão completa na gestão da governadora. A partir da ida de Maniçoba para o Executivo, sua vaga na Alepe será ocupada pela suplente Roberta Arraes (PP).