Local da nova sede da Câmara do Recife foi anunciado hoje pela comando da Câmara do Recife e ocorre após seis anos de estudo do mercado imobiliário
por Jamildo Melo
Publicado em 12/05/2025, às 13h11 - Atualizado às 14h44
O presidente da Câmara Municipal, vereador Romerinho Jatobá (PSB), em informe ao site Jamildo.com, anunciou que adquiriu o imóvel que vai sediar o novo endereço do Pòder Legislativo Municipal.
Com a mudança de local, o prédio histórico usado hoje pelos vereadores, bem na frente da histórica Faculdade de Direito do Recife, bem que poderia ser restaurado e servir ao turismo da capital pernambucana.
O local escolhido para a nova sede fica na Avenida da Saudade, nº 254, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. O imóvel já serviu a uma faculdade e fica próximo ao Cemitério de Santo Amaro.
Nas proximidades, está em construção e deve ficar pronto em breve a nova sede do Ministério Público do Estado. O MP está se instalando onde já funcionou a garagem da CTU Recife, que cuidavam dos ônibus elétrícos da capital.
O bairro também deve contar no futuro próximo com uma unidade do Compaz, promessa do governo Federal.
De acordo com a Câmara do Recife, a ideia da relocação foi ter um espaço que reunisse todos os setores do Poder Legislativo Municipal em um só lugar, com acessibilidade e no centro da cidade, para facilitar o acesso à Casa legislativa.
“O nosso objetivo é obter mais eficiência, com a melhoria do atendimento à população e das condições de trabalho dos servidores públicos. Nós buscamos honrar o passado, o presente e construir o futuro, afinal, a Casa do Povo precisa de um espaço que reflita sua grandeza, que seja moderno, acolhedor e condizente com a força do Recife”, afirmou o vereador Romerinho Jatobá.
Atualmente, a estrutura administrativa e legislativa da Câmara do Recife funciona em quatro endereços diferentes. O prédio-sede no número 410 da Rua Princesa Isabel, além de mais três anexos (Rua da União, nº 273 e Rua Monte Castelo, nº 131 e nº 166). Os dois imóveis da Rua Monte Castelo são alugados.
“Já temos uma grande produção legislativa, modernizamos o nosso sistema e agora vamos avançar para fazer mais entregas”, completou Romerinho.
O primeiro-secretário, vereador Eriberto Rafael (PSB), disse que além de não comportar os diversos setores do Poder Legislativo, o prédio-sede não consegue mais receber confortavelmente a população.
"A acessibilidade, por exemplo, é uma questão importantíssima e não temos como atender na atual estrutura... A Casa do Povo de uma capital com 1,5 milhão de habitantes, uma das mais importantes do País, precisa de uma sede à altura de sua relevância e da população que representa”.
A mesa da Câmara informou ainda que tomou a decisão pelo local depois de seis meses de estudo do mercado imobiliário, mas não detalhou o custo de investimento.
O comando da Casa argumentou ainda que, em função do crescimento da população e das atividades legislativas nos últimos 62 anos – período em que a Câmara ocupa sua atual sede –, a estrutura existente ficou pequena para receber o povo do Recife.
"A necessidade de uma nova sede é tema recorrente de matérias publicadas na imprensa – pelo menos nos últimos 15 anos –, tendo em vista os problemas de infraestrutura e inadequações às regras de acessibilidade em todas as instalações", acrescenta o informe.